Notícias

Bem vindo ao Novo Guia do PC!

Olá! É com enorme prazer e satisfação que hoje, dia 23/06/2013, lhe damos as boas vindas ao Novo Guia do PC! A novidade mais notável, como você mesmo já pode constatar com seus próprios olhos, é o nosso novo layout. Totalmente reformulado e exclusivo. Esperamos sinceramente que você tenha gostado do resultado final. Nós, da equipe, estamos com os quatro pneus e o estepe arriados por este novo template, de tão lindo que ele é. Mas as novidades não se limitam apenas ao nosso visual que, apesar de muito importante, não é o principal fator desta nova fase do Guia do PC. Estamos com muitas surpresas relacionadas também ao nosso conteúdo. E temos certeza que você vai adorar!

O post de hoje é muito especial! E foi com enorme alegria que nós o escrevemos. Nos próximos parágrafos, nós faremos um pequeno passeio por todas as novidades que preparamos para você ao longo destes últimos meses. Provavelmente, você deve ter percebido que o Guia do PC passou a última semana exibindo uma tela de manutenção para quem acessava nossa página principal. Isso por que estávamos testando todos os novos recursos e constatamos que ele precisava de alguns ajustes finos para finalmente ir ao ar. Assim como na construção de uma casa ou prédio, a etapa mais demorada é a do acabamento. E conosco não foi diferente. Fizemos tudo com muito carinho e zelo, e esperamos que você tenha gostado do resultado final. Portanto, se você achou que nós diminuímos o ritmo de publicações nessas últimas semanas, é por que estávamos trabalhando intensamente em todas essas novidades. Então, vamos lá?

Nossa nova marca

Se você acompanha o Guia do PC há no mínimo seis meses, deve se lembrar que no começo do ano consultamos os nossos leitores a respeito de uma nova Logo, de uma nova marca para o blog. Nós tínhamos planos de renovar a nossa marca já desde o final do ano passado. No entanto, as coisas não acontecem num passe de mágica. Levam tempo. Sendo assim, procuramos um bom designer para reformular a nossa Logo, e chegamos ao baiano Alan Brandão, que conversou com a gente e pegou todo o espírito por trás do Guia do PC, traduzindo isso numa logomarca. Acredite, não é nada fácil fazer isso e após vários sketchs e exemplos, chegamos a três variações de um mesmo conceito: a junção de uma bússola e um mouse. Refresque a memória e veja as três candidatas a serem nossa nova Logo:

Guia do PC - Logos

A escolha da nossa nova marca foi feita pelos leitores, que votaram em suas preferidas. E o resultado foi divulgado em um post que, como você deve saber, anunciou a opção número 03 como a preferida da maioria dos leitores. Mesmo assim, ainda não estávamos satisfeitos e fizemos algumas mudanças substanciais nesta marca, chegando, enfim, ao resultado final que você confere abaixo:

Logo-GdPC

Como você pode ver, mantivemos a fonte tipográfica mas fizemos algumas mudanças na Logo. Abrimos mão do mouse para representar o PC em prol do símbolo do botão Power. Como hoje em dia tablets e smartphones estão se proliferando como Gremlins, achamos que o mouse já não representa tão bem a tecnologia. Por isso optamos pelo botão Power, que está obrigatoriamente presente em todos os dispositivos eletrônicos. E ainda pudemos fazer uma pequena brincadeira, girando ele para a direita e o transformando em um “G”, de Guia do PC. As quatro setas em volta representam justamente a bússola, que aqui simbolizará o guia que nós tanto queremos ser. Assim, achamos que esta nova marca representa muito bem o nosso espírito e esperamos que você também tenha curtido!

Ah! Aproveitando o momento, queremos dizer também que temos um wallpaper com a nossa nova marca. Caso você queira baixar e usar em seu PC/notebook/tablet/etc ficaremos muito lisonjeados. Basta clicar na imagem e salvá-la em seu computador. :)

wallpaper-gdpc

Novo Layout

Com a nossa marca totalmente renovada, era hora de pensarmos também em um novo layout. Já estávamos com o template anterior há mais de um ano e era hora de renovar. Porém, não queríamos nos valer dos layouts que estavam à venda em inúmeros sites especializados. Apesar deles serem bonitos, profissionais e até baratos, eles não são exclusivos. Não são pensados exclusivamente pra gente, para as nossas necessidades e muito menos nosso público. Desta forma, à procura da exclusividade é que contatamos designers e programadores para trabalharem em cima de nosso visual renovado.

Os responsáveis pela concepção gráfica de nosso novo layout foram os profissionais da xCake, empresa especializada apenas no desenvolvimento de layouts para blogs, deixando a programação para quem realmente entende e gosta do assunto. Gostamos dessa proposta de fazer apenas uma única coisa mas fazer bem feito, com afinco, com zelo, com inspiração. Assim, após alguns meses de trabalho e reuniões, chegamos a vários mockups e versões do novo layout do Guia do PC. Se não me falha a memória, foram algo em torno de 5~6 versões diferentes para chegarmos ao que você está vendo agora. A programação, por sua vez, ficou a cargo do Filipe Kiss, que programou grande parte de nosso código-fonte. O nosso redator Felipe Falcão, que também é um desenvolvedor front-end, nos ajudou a aparar as arestas necessárias. Veja, abaixo, como era o Guia do PC no layout antigo e compare com o atual:

guia-do-pc-antes

Mas vamos falar um pouco sobre os recursos e características deste nosso novo layout. Nós procuramos conceber um layout limpo, com predominância de cores claras e que desse destaque ao nosso conteúdo. Assim, optamos por um fundo branco, sem degradê, e de usarmos as cores verde, azul e cinza em toda a extensão do layout. O resultado final ficou bem bacana. No cabeçalho, você pode ver a nossa nova marca, sobre a qual já falamos acima, e também os novos botões sociais, que vão lhe permitir ter acesso aos nossos canais na internet, que são: Newsletter, Facebook, Twitter e Feeds RSS. Optamos por colocá-los ao lado da nossa nova marca justamente para dar mais destaque a esses canais, que estabelecem uma relação mais direta e íntima com o leitor. Portanto, se você ainda não o fez, por favor, nos siga no Twitter, curta nossa página no Facebook e assine nossos Feeds RSS. :)

Outra novidade que gostaríamos de destacar aqui é a nova área dedicada apenas às colunas semanais. No template anterior, nossas dicas, análises e artigos não se diferenciavam visualmente dos demais posts, como notícias e a coluna diária “Promoções do dia“. E nós nunca gostamos disso. Assim, com este novo tema exclusivo, tratamos de criar uma área para dar destaque às nossas colunas semanais, chamada de Coluna de hoje. Agora elas ficarão sempre acima das notícias e logo abaixo do slider de posts em destaque. Elas contarão também com a apresentação de uma imagem-padrão que representará cada coluna, assim você, leitor, saberá de imediato de qual coluna se trata o texto que estiver em destaque. Todo dia, à meia-noite, a coluna do dia será trocada e atualizada para um novo texto novinho em folha para você. :) Aproveitando, por que não vai checar a coluna de hoje, a primeira do Novo Guia do PC!?

coluna-um-domingo-qualquer
Exemplo da nova área “Coluna de Hoje”

Outra coisa bastante bacana que implementamos neste novo tema, é a visualização dos posts em nossa homepage. Como você deve ter visto ao acessar a página principal, os posts agora têm mais destaque, com uma imagem maior e título, resumo, data de publicação e número de comentários exibidos de forma bem elegante. Nós, particularmente, nunca vimos nenhum blog de tecnologia adotar esse formato para apresentarem seus posts ao leitor. Achamos que o resultado final ficou muito fino e elegante. Na página de cada post, resolvemos um problema antigo. No tema anterior, nós tínhamos botões de compartilhamento flutuantes, que deveriam ficar sempre ao lado do texto. Porém, com uma frequência irritante, eles ficavam sobre o texto, atrapalhando a leitura e irritando o leitor. Agora isso não acontecerá mais, já que os botões de compartilhamento se encontram ao final de cada post. Como você pode ver, a arte dos botões não é a oficial dos respectivos serviços, nós tomamos a liberdade de desenhar nossos próprios ícones. Nós achamos bem maneiro! Esperamos que você tenha gostado também!

Ainda temos mais um recurso interessante que gostaríamos de apresentar, relacionado à sidebar, mas infelizmente, por dificuldades técnicas, não pudemos implementar isso agora. Mas em breve contornaremos esses problemas e você poderá saber do que se trata esta última novidade. :)

Nova-apresentacao-de-posts
Nova forma que nossos posts serão apresentados na página principal

Novidades editoriais

Um blog não pode sobreviver apenas de aparências. Como diz o velho ditado: o conteúdo é rei! Assim, resolvemos fazer algumas mudanças na nossa linha editorial. Já faz algum tempo nós diminuímos o ritmo de publicações de notícias. No começo deste ano tentamos seguir a linha editorial de um portal de notícias. Mas descobrimos que não temos nem pessoal e nem renda para bancarmos algo assim. Tudo bem, errar faz parte de qualquer empreitada. Pensamos até em abandonar a publicação de notícias completamente, mas usando o bom senso chegamos ao acordo de publicar apenas aquelas mais importantes para o nosso público-alvo. Daí a diminuição drástica no número de notícias. Com isso, vamos nos dedicar com mais afinco às nossas colunas semanais, que agora contarão com textos mais profundos e mais bem elaborados. Acreditamos ser este o nosso diferencial.

escrever

Mas temos novidades que acreditamos que você vai adorar. Teremos a volta das séries de artigos, sempre tratando de um tema especial. Já fizemos uma série antes, que foi a Hardware para Iniciantes que culminou em um eBook. O resultado foi bem legal e estamos ansiosos para repetir a dose. Agora, as séries serão mais frequentes e sempre resultarão em um livro digital. Além das séries especiais, o Guia do PC terá agora Cursos. Sim, isso mesmo, Cursos. Para começar, já a partir da semana que vem daremos início ao curso de Lógica de Programação, para quem tem interesse em aprender a programar. Amanhã daremos mais detalhes sobre ele. E garantimos que ainda esse ano teremos um outro curso, voltado para a área de hardware. Além do mais, estamos nos preparando para abrir um canal no YouTube, onde também postaremos dicas e tutoriais, mas dessa vez em formatos de vídeo-aulas. Resumindo, estamos apenas começando a apresentar a você todas as novidades em que estamos trabalhando.

Concluindo

Bom, por enquanto, estas são todas as novidades que temos para apresentar no Novo Guia do PC: uma marca reformulada, um novo layout totalmente exclusivo e uma linha editorial mais original, focando no aprendizado e não nas notícias. Como já foi falado, ao longo do ano, apresentaremos muitas outras novidades.

Nós estamos muito animados e esperançosos com esta nova fase do Guia do PC e esperamos sinceramente que tenha gostado de todas as novidades. Aproveite para deixar a sua opinião sobre o layout e as demais coisas nos comentários. Estamos ansiosos para saber a sua opinião. Ah! E se você se deparar com qualquer bug ou coisa estranha, por favor, não deixe de nos reportar. O novo layout está lindo, mas ainda não está perfeito. Sobraram algumas poucas arestas a serem aparadas e precisamos de sua ajuda pra isso. Aproveite, também, para avisar aos seus amigos sobre o Novo Guia do PC usando os botões de compartilhamento, abaixo. Isso nos ajuda pra caramba! :)

Tags: Bastidores, Guia do PC

Você também vai gostar

Leia também!