Carreiras Digitais & Cia

Carreiras Digitais & Cia #04: Quer trabalhar com mainframe? Participe dos concursos!

Minha primeira experiência com mainframe foi em 1984 na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao solicitar matrícula na disciplina Introdução a Ciência dos Computadores (ICC) fui obrigado a desenvolver um programa baseado na linguagem de programação Fortran77.

Enquanto meus colegas calculavam rotas de foguetes, trajetórias de mísseis balísticos e outras “viagens”, eu calculava a soma de várias notas e if MEDIA >=70 “Aprovado”, caso contrário, “Reprovado”. Era o DecSystem 1091 da Digital (mais tarde se chamaria Compaq).

5 anos depois eu tomava posse como servidor público federal e seria o operador do IBM 4381. Fiquei até a sua respectiva aposentadoria em 1998 com o IBM 9121.

Atualmente você dispõe de duas oportunidades de trabalhar com mainframe. Uma é participando do concurso para provimento de cargos da Cobra Tecnologia a subsidiária ofídica do Banco do Brasil.

A outra oportunidade é o Concurso Master the Mainframe IBM Brasil 2014. O certame é destinado a estudantes do ensino técnico ou superior com 16 anos de idade ou mais. Se você passar pelas três fases e for um dos finalistas poderá ser contratado como estagiário e poderá operar o z196 da IBM. Não espere 30 anos para trabalhar com mainframes, participe dos concursos!

Você também vai gostar

Leia também!