A Worksbase, plataforma de serviços digitais voltada para o setor de tecnologia, foi criada com a missão de inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Por meio do projeto Base Social de Tecnologia, a empresa, com sede em Campinas (SP), já capacitou e empregou mais de 250 jovens, oferecendo a oportunidade de desenvolver projetos nas áreas de tecnologia e marketing digital.

Segundo Adriano Rodrigues, CEO e idealizador da Worksbase, a plataforma surgiu com o propósito de enfrentar a dificuldade de jovens qualificados, mas sem experiência, em se inserir no mercado de tecnologia. “Nosso objetivo é gerar impacto social, conectando projetos de tecnologia a jovens profissionais que estão iniciando suas carreiras”, afirma Rodrigues.
A inspiração para o projeto surgiu da trajetória pessoal do CEO, que também começou sua carreira em tecnologia. Formado em propaganda e pós-graduado em administração, ele vê no Base Social uma forma de retribuir o apoio que recebeu no início de sua carreira.
O projeto foi lançado em 2020 com foco na educação e inclusão digital de jovens de comunidades periféricas de São Paulo. Após firmar parceria com a Fundação FEAC de Campinas, a iniciativa enfrentou os desafios da pandemia, mas conseguiu se recuperar e hoje emprega 90 jovens, com mais de 250 projetos em andamento.
Com uma forte presença no mercado, a Worksbase se prepara para expandir sua atuação em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer e ampliar o impacto do projeto Base Social.