Dicas e tutoriais

Instale temas no Windows XP SP3

Todos já devem conhecer o UXTheme Multi-Patcher 5.5, aplicativo para deixar o Windows XP capaz de “enxergar” temas de terceiros. Com o lançamento do Windows XP Service Pack 3, temos o SP3 UxTheme Patcher 1.1, programa semelhante e que tem a mesma função do primeiro aqui já citado. A diferença é que esse último suporta o SP3 do Windows XP.

Para aqueles que não conhecem, o processo é simples: O programa apenas substitui um arquivo do sistema responsável pelos temas no Windows, que, por padrão, vem bloqueado para temas não-oficiais, ou seja, aqueles que não são distribuídos pela Microsoft. O arquivo é o Uxtheme.dll, que, por sua vez, se encontra na pasta System32 (ou System64, dependendo do sistema), dentro da pasta WINDOWS.

O processo de substituição é fácil, basta abrir o aplicativo, clicar no botão Pacth e reiniciar o Windows. Depois de tudo concluído, o Windows já está apto a receber qualquer tema. Faça o teste, tente aplicar agora um tema não-oficial da Microsoft (para Windows XP, se for para o Vista não vai funcionar mesmo :P). Veja aqui uma lista com vários temas disponíveis para download.

Eventualmente, algo pode dar errado e o sistema não aplicar mais nenhum tema (nem o oficial do próprio Windows XP, o Luna), mas isso não é nada grave. O programa conta com outro recurso que permite restaurar o arquivo original caso algo tenha dado errado, para isso, basta clicar no botão Restore. Mas quando tudo é feito como deveria, esse problema raramente acontece.

Caso não esteja a fim de correr esse pequeno risco, você ainda pode usar os temas oficiais, distribuídos pela Microsoft. Esses não precisam de alteração alguma no sistema para serem usados, basta baixar e aplicar. São eles: Zune Theme, Royale e Royale Noir.

Espero que sejá útil! Qualquer dúvida ou problema, nosso fórum está a disposição.

Tags: Windows

Você também vai gostar

Leia também!