Dicas e tutoriais

Criando uma “imagem” no Windows Vista

Uma das tarefas mais chatas que existem é a instalação de software. O pior é que, além de chato, o processo costuma demorar uma eternidade. Apesar de ter uma instalação bastante rápida, o Windows Vista demora de 20 a 30 minutos para ser instalado. O Office, por sua vez, consome um tempo parecido, e assim por diante. Isso sem contar o tempo que se perde configurando os programas para deixá-los adequados ao nosso modo de trabalhar.

Infelizmente essa tarefa tem que ser feita por alguém. Se não for o usuário da máquina, será um técnico ou quem vendeu o micro, mas ainda não inventaram uma forma de se instalar e personalizar programas automaticamente. A coisa fica mais complicada ainda quando temos que “reinstalar” os programas. Afinal de contas, nós já fizemos a instalação uma vez, e por causa de um programa mal comportado, um vírus ou ainda uma falha no hardware vamos ter todo um trabalho de novo, além de perder um tempo precioso.

Agora, imagine se você pudesse reinstalar Windows, Office, Corel Draw, enfim, todos os programas que você usa em seu HD em poucos minutos. Não, isso não é sonho! É realidade! E qualquer um pode fazê-lo. Basta criar uma imagem do HD. Mas, o que diabos é uma imagem do HD?

Uma imagem nada mais é do que uma cópia de todo o conteúdo de um HD ou de uma partição. É um “backup” de tudo que existe no PC. Só que os programas utilizados para fazer “backup” não são muito interessantes quando o assunto é “backup” total. Isso porque, para restaurar um “backup” o programa de restauração tem que estar funcionando. Como conseguir isso se o seu Windows foi “pro espaço”? No mínimo você vai precisar reinstalar o Windows e depois o programa de “backup”.

Com o conceito de imagem a facilidade aumenta muito. A imagem nada mais é do que um arquivo de dados que contém todo o conteúdo de um disco ou de uma partição. É claro que, de acordo com a “taxa de ocupação” de um HD, o arquivo imagem pode ser imenso, mas continua sendo apenas um arquivo. Assim sendo, se “copiarmos” este arquivo de volta para o seu local de origem conseguimos restaurar todo o conteúdo de um HD com um mínimo de esforço e sem a necessidade de reinstalar o Windows e outros programas antes.

Alguns podem argumentar: “Pra que criar uma imagem? Basta usar a Restauração do Sistema do Windows!”. O problema é que, apesar da Restauração do Sistema do Windows Vista (e também do Windows XP) funcionar muito bem, em alguns casos só a restauração de TODO o conteúdo resolve o problema. Aliás, no caso de perda física de um HD ou quando o Windows não consegue nem ser carregado, só a técnica da “imagem” resolve.

Até o surgimento do Windows Vista era preciso usar programas de terceiros para a criação de “imagens”. Os mais conhecidos são o Norton Ghost (que antes se chamava Drive Image) e o Acronis TrueImage. Estes programas são excelentes, mas não são gratuitos (apesar de valerem cada centavo de seu investimento). O Windows Vista (nas versões Business e Ultimate), tem um utilitário que permite criar “imagens”. Trata-se do “Backup e Restauração do Windows Complete PC”.

Neste artigo vamos mostrar como criar uma imagem de uma partição do HD e também como restaurá-la usando o “Backup e Restauração do Windows Complete PC”.

Criando espaço para a imagem

Já vimos que, dependendo do espaço ocupado no HD, o arquivo de imagem pode ter de alguns MB até dezenas de GB. Por isso, antes de criar a imagem temos que preparar um local para armazená-la. O programa “Backup e Restauração do Windows Complete PC” permite que a imagem seja salva em CDs ou DVDs (desde que a máquina possua gravador, é claro!). Na verdade, o mais adequado seria colocar a imagem de um HD em outro HD, usado exclusivamente para backup de dados. O problema é que esta solução fica cara! Além disso, o usuário precisa saber como instalar mais de um HD no micro.

Mesmo quem não tem gravador de CDs ou DVDs, pode criar uma “imagem”, desde que possua espaço em disco suficiente. Neste caso, se ainda não existe, teremos que criar um espaço para guardar a imagem no HD. E mais uma vez o Windows Vista resolve nosso problema. Isto porque ele permite o redimensionamento das partições (ou volumes) sem a perda de dados. Em outros sistemas é necessária a utilização de programas como o Partition Magic, Acronis Disk Director, etc. É bom lembrar que, se gravarmos a “imagem” num HD ou partição, mais tarde, poderemos transferir essa imagem para CDs ou DVDs de modo a obter uma segurança maior para este tipo de backup. Dito isto, vamos explicar como gravar uma “imagem” de um HD, supondo que só exista uma única partição (ou letra) nesta HD, pois essa é a situação mais comum que encontramos no dia-a-dia.

A primeira coisa a fazer é verificar o espaço ocupado na partição que se deseja fazer a imagem. Se houver, pelo menos 33% de espaço disponível (livre) no HD, existe uma grande chance de podermos criar a imagem, pois o programa “Backup e Restauração do Windows Complete PC” permite a compactação da imagem a ser criada. Se o HD não tiver este espaço livre o melhor é criar a imagem em CDs ou DVDs gravando diretamente nestas mídias, o que leva mais tempo e exige um drive gravador de CDs e/ou DVDs.

Para criar uma nova partição em seu HD usando o Windows Vista, clique no ícone do Windows (Iniciar) e depois clique com o botão direito do mouse em “Computador” escolhendo a opção “Gerenciar” para entrar no “Gerenciamento do Computador”. Na janela que se abrir, clique em “Gerenciamento de Disco”. Clique com o botão direito do mouse na partição que será redimensionada. Deverá aparecer uma tela semelhante à seguinte:

Figura 1
Figura 1

Escolha a opção “Diminuir Volume”. Na janela que se abrir escolha o tamanho da partição que será usada para guardar a “imagem” na opção “Digite o espaço a diminuir em MB:”. No nosso exemplo, escolhemos um tamanho de 15000 MB (±15 GB), como mostra a figura 2.

Figura 2
Figura 2

Criada a partição, aparece novamente a tela do “Gerenciamento do Computador”. Agora é preciso formatar a partição criada. Basta clicar com o botão direito do mouse na partição escolher a opção “Novo volume simples”, como mostra a figura 3.

Figura 3
Figura 3

Após uma seqüência de Avançar, Avançar, etc., a partição está pronta para uso. Agora já podemos fechar o “Gerenciamento do Computado”.

Criando a Imagem

Para criar a “imagem”, chamamos o “Painel de Controle” e clicamos na opção: “Fazer Backup do Computador” que fica no item “Sistema e Manutenção”. Vai aparecer a seguinte tela (figura 4):

Figura 4
Figura 4

Basta clicar no botão “Fazer backup do computador” para iniciar o processo. A primeira janela pergunta onde queremos gravar o backup (figura 5). Notem que no nosso exemplo, apenas a opção para gravar em uma partição (volume) está disponível. Se o micro possuir um gravador de DVD/CD a opção de gravar em discos ópticos também poderá ser usada.

Figura 5
Figura 5

Em seguida aparece uma janela de confirmação. Se tudo estiver OK, clique no botão “Iniciar backup”.

Figura 6
Figura 6

Começa então a criação da “imagem” da partição. Assim que terminar, entre na partição escolhida como destino para verificar se a imagem foi criada corretamente. Deve existir uma pasta chamada “WindowsImageBackup” que contém os arquivos do “backup completo” o imagem, como mostra a figura 7.

Figura 7
Figura 7

Restaurando a “Imagem”

Para testar se a “imagem” criada realmente é capaz de restaurar todo o conteúdo de uma partição eu “radicalizei” e formatei a partição na qual o Windows Vista estava instalado. Quando tentei iniciar o Windows recebi a seguinte mensagem (figura 8):

Figura 8
Figura 8

O Windows Vista não podia ser carregado simplesmente porque não existia mais nenhum arquivo na partição!

Para restaurar a “imagem” previamente gravada quando o Windows Vista não pode ser iniciado é necessário usar o DVD de instalação do Vista. Dê um BOOT pelo DVD como se fosse instalar o Windows Vista novamente. Vai aparecer a seguinte janela (figura 9). Verifique as opções de idioma, hora, etc. e clique em “Avançar”.

Figura 9
Figura 9

Na tela seguinte (figura 10) escolha a opção “Reparar o computador”.

Figura 10
Figura 10

Vai aparecer uma janela chamada “Opções de Recuperação do Sistema” (figura 11). Clique no botão avançar.

Figura 11
Figura 11

Escolha a opção “Restauração do Windows Complete PC” (figura 12).

Figura 12
Figura 12

Vai aparecer a janela de restauração. Verifique se está tudo correto e clique em “Avançar” (figura 13).

Figura 13
Figura 13

Agora é só clicar no botão “Concluir” para começar o processo de restauração (figura 14).

Figura 14
Figura 14

Como a restauração apaga todos os dados da partição antes de restaurar a “imagem”, é necessária uma última confirmação. Clique no botão “OK”. (figura 15).

Figura 15
Figura 15

A restauração propriamente dita se inicia e, depois de alguns minutos, é só reiniciar o micro e voltar a usar o Windows Vista (figura 16).

Figura 16
Figura 16

Conclusão

Espero que, depois desse tutorial, todo mundo faça o uso de “imagens” como forma de proteção do computador. Apesar do Windows Vista ter uma série de mecanismos de segurança, ele não é invulnerável. Além disso, erros no hardware (disco rígido), não podem ser corrigidos via restauração do sistema. Se o usuário tiver uma imagem guardada em um outro HD ou em um DVD, o processo de restauração do PC fica muito mais simples e rápido. Espero que vocês tenham gostado. Um grande abraço e até a próxima!

Tags: Segurança, Software, Windows, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!