Dicas e tutoriais

Testando a memória RAM com o Windows Vista

O Windows Vista possui uma série de ferramentas para manutenção. Hoje falaremos da ferramenta de diagnóstico de memória do Windows Vista.

Uma das partes do PC com mais chances de falhar é a memória RAM. Os módulos de memória RAM, também chamados de “pentes” de memória, são muito sensíveis à variação nas tensões de alimentação do micro. Ou seja, se houver alguma falha na energia que alimenta o PC, um módulo de memória pode ser danificado. Além disso, uma manipulação descuidada dos módulos pode acarretar danos, pois a eletricidade estática presente em nossas mãos também pode estragar (total ou parcialmente) os chips de memória do módulo.

Quando o dano a memória RAM é total, o micro nem costuma ligar. Fica “apitando” sem parar indicando falha grave na memória que deve ser substituída. Mas, muitas vezes, os danos são parciais. Neste caso o micro consegue dar BOOT e até carregar o sistema operacional, porém começam a acontecer travamentos, “telas azuis” etc. Assim, antes de praguejar contra a Microsoft toda vez que o micro trava, vale a pena fazer um diagnóstico da memória RAM para verificar se ela está em perfeito estado.

Existem vários programas disponíveis no mercado para fazer testes na memória RAM, porém muitos deles são pagos e alguns não são muito eficientes. A boa notícia é que o Windows Vista possui uma ferramenta para diagnósticos da memória RAM. Neste artigo vamos mostrar como usá-la para realizar testes na memória.

A ferramenta presente no Windows Vista é muito simples de usar, mas dependendo do comportamento do PC, teremos formas diferentes de utilizá-la. Siga o tutorial:

Imagem 1
1) Executando a ferramenta – Quando o Vista carrega sem problemas, para usar a ferramenta de diagnóstico de memória, devemos entrar no “Painel de Controle”, selecionar a opção “Sistema e Manutenção” e depois escolher “Ferramentas Administrativas”. Aí é só executar “Ferramenta de Diagnóstico de Memória”.

Opçõs da ferramenta de memória do Vista2) Escolha o diagnóstico – Depois da confirmação do UAC, surge uma janela onde podemos escolher se desejamos o diagnóstico imediatamente (reiniciando o micro) ou no próximo BOOT da máquina.

Escolha o tipo de diagnóstico

3) O teste inicia – O teste de memória começa a verificar a memória. Não se assuste com a tela azul! Essa é do bem! Notem que, teclando F1, podemos acessar algumas opções do programa de teste

Opções do teste de memória4) Opções – Existem três opções de teste: Básico, Padrão e Estendido. A opção “default” é “Padrão” e ela permite um teste bastante preciso da memória. Podemos selecionar também se a memória cache vai estar habilitada ou não ou e o número de vezes que o teste será realizado.

Testes concluídos!5) Fim – Se tudo estiver OK com a memória RAM, o Vista será carregada e exibirá um notificação de que nenhum erro foi encontrado. Caso contrário, aparecerão mensagem de erro durante o teste (em modo texto).

Pode ser que os problemas na memória RAM nem permitam o carregamento do Windows Vista. Neste caso temos duas situações:

Caso 1 – O micro tenta dar BOOT mas não consegue carregar o Vista corretamente – Neste caso, só temos acesso ao menu de inicialização do Vista. Para rodar a “Ferramenta de Diagnóstico de Memória” faça o seguinte:

Opções de inicialização do sistemaA) Tecle F8 – Você vai entrar nas “Opções de Inicialização Avançadas” do Windows. Basta teclar ESC para entrar no “Gerenciador de Inicialização do Windows”.

A tecla TAB seleciona a ferramenta de teste de memória do VistaB) Tecle TAB – E execute a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows.

C) Agora é só seguir o tutorial anterior a partir do passo 3.

Caso 2 – O micro nem consegue carregar o menu de inicialização do Vista. Para rodar a “Ferramenta de Diagnóstico de Memória” faça o seguinte:

Tela de instalação do WindowsA) Dê a partida com o DVD do Vista e clique em “Avançar”

Tela de instação da WindowsB) Clique em “Reparar o computador”

Seleção do sistema a ser recuperadoC) Clique em “Avançar” novamente.

Opções de recuperação do WindowsD) Escolha a Ferramenta de Diagnóstico de memória do Windows

E) Agora é só seguir o tutorial inicial a partir do passo 2.

Dica: O teste de memória mais rigoroso é o “Estendido” com cache desabilitado, mas pode demorar horas! Normalmente só é usado por quem quer “estressar” os módulos de memória ao máximo à procura de erros. “Overclockers” costumam realizar este tipo de teste para verificar a estabilidade do sistema após modificação no clock das memórias, por exemplo.

Tags: Hardware, Software, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!