Dicas e tutoriais

Ative o Aero (com glass) no Vista Home Basic

Quem tem o Windows Vista Home Basic sabe das limitações dessa edição do sistema. Uma delas é a restrição a novíssima interface Aero, com glass e blur. Já existe há algum tempo uma maneira, via registro, de ativar o Aero no Vista Home Basic. Apesar do visual melhorar um pouco, nada do principal eye candy: a transparência.

Comparação entre edições do Windows Vista
Comparação entre edições do Windows Vista

Pois bem, infeliz usuário do Windows Vista Home Basic, recentemente um usuário do DeviantArt (~killermole23) descobriu como fazer a façanha. E não precisa nem chegar perto do registro do Windows. Simplesmente baixe o tema Aero modificado, substitua o Aero.msstyles em C:\Windows\Resources\Themes\Aero e reaplique o tema. Pronto, a mágica acontece (desde que sua máquina suporte, obviamente).

Aero no Vista Hom Basic

Por se tratar de um tema modificado é necessário alterar a famosa Uxtheme.dll. Por padrão essa DLL vem bloqueada para receber temas de terceiros. Mas você pode substituí-la facilmente com ajuda de algum programa, como VistaGlazz, ou manualmente. Desse modo você poderá aplicar qualquer tema extra-oficial feito para o Windows Vista. E lá vai outra dica: O tema AeroVG, criado pelo pessoal do Tweaking with Vishal, também foi modificado para ativar a transparência no Vista Home Basic.

Não confia no tema modificado ou quer aprender como faz? Há duas maneiras. A primeira é utilizando o pago Vista Style Builder. Com o Aero.msstyles original aberto, navegue até Fonts, Colors & System Metrics / Colors (Globals). No painel direito, em COLORIZATIONCOLOR:INT, coloque 0 (zero), salve o tema e reaplique-o.

A outra forma de se fazer isso é com o gratuito XVI32. Abra o arquivo .msstyles, procure por DF DF DF FF e substitua por 00 00 00 00 (zeros). Salve e reaplique o tema. Fácil, não?

Se o seu hardware suporta o Aero sem gargalos, seu Windows Vista Home Basic deve ter ficado menos sem graça.

Tags: Software, Windows, Windows Vista

Você também vai gostar

Leia também!