Dicas e tutoriais

Deixe os efeitos do Compiz mais suave

Se você é usuário Linux deve conhecer os famosos efeitos para área de trabalho do Compiz. E se você é usuário dessas firulas visuais do Linux, também deve conhecer a sensação de travamento e lerdeza dos efeitos.

Minimizando uma janela
Minimizando uma janela

Experimente mover uma janela com os efeitos do Compiz ativado e veja o problema mais de perto. A falsa sensação de lerdeza é causada pela falta de sincronia entre a taxa de atualização do monitor e do Compiz. Melhorar isso é simples e não envolve diretamente o temido terminal do Linux – a menos que prefira.

Comece instalando o CompizConfig Settings Manager, um editor avançado do Compiz. Basta clicar no link anterior, buscar na interface gráfica do Synaptc ou, caso queira, dar o seguinte comando no terminal: sudo apt-get install compizconfig-settings-manager. Enfim, são vários modos de se fazer a mesma coisa.

O segundo passo é iniciar o CCSM e fazer alguns ajustes. No Ubuntu, o caminho é ‘Sistema, Preferencias, Gerenciador de configurações do CompizConfig’. Por lá, clique em ‘Opções Gerais’ e vá até a guia ‘Definições do Ecrã’. Nessa tela, coloque a ‘Taxa de Atualização’ na mesma frequência da sua resolução no seu monitor. Por fim, marque a opção ‘Sincronizar a VBlank’.

Compiz configurado e mais rápido!
Compiz configurado e mais rápido!

As alterações fazem efeito instantaneamente. Experimente mover uma janela e veja a diferença – supondo que você tenha placa de vídeo e driver decentes instalados.

Fonte: Tombuntu.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!