Dicas e tutoriais

Instale temas não oficiais no Windows 7

A prática de alterar o tema do sistema, tão comum na era Windows XP, diminuiu muito com o lançamento e popularização da nova interface do Windows, o Aero. Mas o deskmod ainda sobrevive em tempos de Windows 7. Vários temas extraoficiais estão disponíveis na internet para a última versão do Windows – embora não sejam tão bons quanto os mesmos para o velho XP.

Não é a Microsoft que vai conseguir agradar a todos. Sempre existe aquele que não está satisfeito com o tema padrão do Windows 7 ou qualquer outro disponível na galeria oficial. Se você é um desses, a boa notícia é que o procedimento é semelhante ao realizado nas versões anteriores do Windows: alterar alguns arquivos do sistema para que o Windows consiga “enxergar” temas não oficiais.

Universal Theme Patcher
Universal Theme Patcher

O primeiro passo é baixar o programa necessário, o Universal Theme Patcher (download), já compatível com o Windows 7 (e versões anteriores), em 32 ou 64 bits, que faz todo o processo de forma simplificada. Em seguida, abra o executável correspondente a arquitetura do seu Windows (x86 ou x64) e aplique a modificação aos três arquivos do sistema – a saber: uxtheme.dll, themeui.dll e themeservice.dll. Por fim, reinicie o Windows.

Note que o Universal Theme Patcher cria backups automáticos dos arquivos modificados. Logo, se algo der errado, provavelmente você já sabe o que fazer: volte ao programa e restaure os arquivos originais. Por outro lado, se tudo correu como o planejado, o seu Windows já está apto a receber qualquer tema não oficial feito pela comunidade.

Windows 7 com tema modificado
Windows 7 com tema modificado

Garimpando um pouco pode-se encontrar bons temas, como o AeroVG Se7en, da imagem acima. Use sem moderação! E lembre-se: Qualquer dúvida ou problema, nosso fórum está a disposição.

Tags: Destaques, Software, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!