Dicas e tutoriais

Botões fechar/minimizar à direita no Ubuntu 10.04

Botões a direita

O Ubuntu 10.04 Lucid Lynx chegou e com ele vieram diversas novidades, como inicialização do sistema incrivelmente rápida, Ubuntu One Music Store, interface completamente reformulada, incluindo os botões de fechar, minimizar e restaurar na esquerda, como no Mac OS X, da Apple.

Essa última mudança, embora seja um simples detalhe, deu muito o que falar e deixou até Mark Shuttleworth, criador e ex-CEO da Canonical, empresa que está por trás do popular sistema Linux, estressado. Resumindo, a mudança agradou alguns e desapontou a maioria.

Se você está no segundo grupo, a boa notícia é de que há uma forma de trazer os supracitados botões para a direita, como era até o Ubuntu 9.10 e de onde nunca deveriam ter saído.

Botões a direita

A dica é simples e pode ser feita de duas maneiras: Via terminal ou interface gráfica.

Primeiramente, através da velha linha de comando no terminal. Apenas cole o seguinte comando seguido de um enter:

gconftool-2 –set “/apps/metacity/general/button_layout” –type string “:minimize,maximize,close”

Pronto. Tudo muito simples e sem nenhum segredo.

Mas se você é daqueles que tem pesadelos com o terminal do Linux, há uma forma de fazer o mesmo através da interface gráfica do sistema.

Combine as teclas Alt + F2 e digite o comando gconf-editor. Navegue até apps, metacity e, finalmente, general. Clique duplo no item button_layout, apague o que está escrito e cole “:minimize,maximize,close” (sem aspas) no campo Valor.

Editando configurações

Com a confirmação, a alteração ocorre no mesmo instante, sem a necessidade de reiniciar o computador.

Tags: Apple, Linux

Você também vai gostar

Leia também!