Dicas e tutoriais

Don’t Sleep: evite que o Windows desligue, reinicie ou hiberne

Dont Sleep

Não é raro deixarmos o computador executando uma tarefa demorada, como por exemplo um download, gravação de CD, conversão de um filme, enfim, trabalhos que demandam muito tempo e paciência do usuário. Também é comum, ao retornarmos ao PC, constatar que ele foi desligado automaticamente pelo sistema, e a tarefa demorada, cancelada.

O fato de o computador desligar, hibernar ou apagar automaticamente nada mais é do que uma configuração padrão na maioria dos sistemas operacionais com único objetivo de economizar energia.

Dont Sleep
Don't Sleep

Se você vem tendo experiências frustrantes com essa característica do sistema, anote o nome desse programa: Don’t Sleep, ou ‘não dormir’ em português. O utilitário bloqueia, de forma configurável, qualquer tipo de ação indesejada do SO, como desligamento, sleep, logoff, apagar o monitor, e até mesmo de executar a proteção de tela.

É verdade que não é necessário nenhum programa de terceiro para desativar todas essas configurações no Windows, mas não de forma temporária e tão acessível e facilitada quanto o pequeno utilitário apresentado.

Clicou por engano em ‘desligar’? Não tema, com o Don’t Sleep não há problema.
Clicou por engano em ‘desligar’? Não tema, com o Don’t Sleep não há problema.

O Don’t Sleep ainda suporta o agendamento de diversas ações: sair do programa; sair e desligar o computador; sair e hibernar ou suspender atividades; ou simplesmente desativar os bloqueios.

Gratuito e pesando pouco (cerca de 25 KB), o programa não depende de instalação. É só baixar, extrair e executar. Outro ponto positivo para o Don’t Sleep é que ele trabalha de forma silenciosa e discreta na bandeja do sistema, exibindo apenas um ícone ao lado do relógio do Windows.

Tags: Downloads

Você também vai gostar

Leia também!