Dicas e tutoriais

Piles: acesso facilitado a arquivos, pastas e programas no Windows

O Piles é um aplicativo gratuito para Windows inspirado no Stacks, recursos do Mac OS X, e cumpre o que promete: facilitar o acesso a arquivos, pastas e/ou programas, desde simples documentos até diretórios mais obscuros do computador.

Fortemente integrado ao Windows 7, o Piles funciona de forma semelhante ao recurso do sistema operacional da Apple. Ao clicar em uma pilha, sobe uma pequena janela com os arquivos literalmente empilhados.

Após instalar o iniciar o programa pela primeira vez, por padrão, existe uma única pilha da pasta documentos, mas outras pilhas de arquivos personalizadas podem ser criadas. Para isso, basta acessar as jump lists dessa pilha (clique direito do mouse no ícone da barra de tarefas), Create a new Pile. A janela abaixo deve surgir na tela.

Criando uma nova pilha

Se você tem o mínimo de conhecido o idioma do Tio Sam, não deverá encontrar dificuldades nesse passo. Caso não entenda absolutamente nada do idioma de inglês, existem três opções básicas: a primeira se refere ao diretório da pilha, local onde o programa buscará os arquivos; nome da pilha; e, por fim, o ícone personalizado (opcional), para melhor identificação visual.

Executado os passos acima, você já tem uma pilha de arquivos personalizada! Para acessá-la, na jump list de uma das pilhas, clique em “Open shortcuts folder” (abrir pasta de atalhos). Desse modo você terá acesso a todas as pilhas criadas. Uma dica que facilitará ainda mais o acesso é fixar as pilhas na barra de tarefas do Windows 7.

Todas as pilhas disponíveis

Abrindo uma pilha, apenas os últimos arquivos modificados são exibidos, mas clicando no link Open directory in Windows Explorer (abrir diretório no Explorer) é possível acessar todo o conteúdo da pasta.

Remover uma pilha é mais simples ainda: basta acessar o menu de jump list da pilha que deseja apagar, e clicar na opção “Delete Pile”.

Jump list de uma pilha

Outros recursos do Piles podem ser encontrados na jump list da pilha principal, que não pode ser apagada por motivos óbvios. Lá, podemos ver três opções: Integrar o Piles ao Windows, fazendo com que o menu contexto de pastas no Windows Explorer ganhe a opção de criar uma nova pilha em um único clique; remover essa integração; e atualizar o programa em um computador conectado a internet.

Criar pilha a partir do menu de contexto de pastas

Gratuito e compatível apenas com o Windows 7, o Piles é mais um daqueles utilitários que, no mínimo, merece ser testado.

Tags: Apple, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!