Dicas e tutoriais

Gerencie a área de transferência do Windows com o Shapeshifter

O Shapeshifter é mais um daqueles utilitários simples para o Windows, mas que tem uma função bastante interessante: gerenciar a área de transferência do sistema operacional da Microsoft. Com ele, você nunca mais vai perder aquela captura de tela inédita.

Quantas vezes tiramos um print screen de um cena legal de um jogo, de um filme, ou simplesmente copiamos uma frase da internet, então nos distraímos por alguns minutos com algo, e quando finalmente vamos colar o conteúdo no editor de imagens/texto, ele não está mais lá? O Shapeshifter promete resolver de vez esse problema.

O programa funciona de forma totalmente invisível ao usuário. Para copiar e colar arquivos ou texto, continua valendo os velhos Ctrl + C e Ctrl + V. O que muda, porém, é que Shapeshifter mantém um histórico de tudo que copiado para a área de transferência.

Shapeshifter em ação

Para acessar esse histórico, basta manter pressionado as teclas Ctrl + V por um instante. A tela então será ocupada por um menu gigantesco: à esquerda temos que será colado; a direita fica o histórico com imagens, textos, arquivos, enfim, tudo que foi copiado. Basta clicar sobre uma das entradas e soltar as teclas Ctrl + V para colar o conteúdo.

Mas como nem tudo é perfeito, o Shapeshifter não se deu muito bem com o Microsoft Word 2010. Aparentemente trata-se de bug isolado ou alguma incompatibilidade com o editor de texto que impossibilita a justamente colagem de textos — imagens e até arquivos são colados no Word sem nenhum problema.

De qualquer forma, o Shapeshifter é gratuito, leve, útil e recomendado!

Tags: Windows

Você também vai gostar

Leia também!