Dicas e tutoriais

Como ativar a opção ‘Salvar e sair’ no Firefox 4

Depois de um longo período de testes, o aguardado Firefox 4 foi lançado há poucos dias com melhorias significativas no quesito velocidade e suporte a novos padrões, além de uma interface gráfica completamente reformulada, mais moderna e minimalista. O navegador é um sucesso e já foi baixado mais de 40 milhões de vezes em pouco mais de uma semana em todo o mundo.

Mas nem só de avanços vive o Firefox 4. Uma excelente funcionalidade foi deixada para trás na última versão do navegador da Mozilla. Estamos falando da opção “Salvar e sair”, mostrada sempre que o Firefox era fechado com mais de uma guia aberta e que, como o nome sugere, salva as páginas abertas e as restaura na próxima vez que o navegador for iniciado. O recurso, na verdade, continua existindo, mas de forma automática. Basta clicar em “Restaurar sessão anterior”, na página inicial do Firefox para ter suas abas de volta.

Para quem estava acostumado com a opção no Firefox 3.6, a mudança pode ser um grande inconveniente. Felizmente há como reverter isso facilmente e sem nenhuma extensão. Basta seguir os passos abaixo.

1. Na barra de endereços, digite: “about:config” (sem aspas) e dê um Enter;

2. Leia o aviso e clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”;

3. Procure por “browser.showQuitWarning” (sem aspas);

4. Dê um duplo clique sobre a chave encontrada de forma que o dado do campo “Valor” seja alterado para “true” (verdadeiro);

Pronto! Não precisa nem reiniciar o Firefox. Experimente fechar o navegador com várias páginas abertas e clicar em “Salvar e sair”. Ao reabrir o Firefox, todas as páginas serão carregadas automaticamente.

Tags: Internet, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!