Dicas e tutoriais

Aplicativo detalha atividades de rede no Windows 7

Informações de rede do Windows 7
Informações de rede do Windows 7
Informações de rede do Windows 7

No Windows 7 tudo foi simplificado — até mesmo o que não deveria. No geral o sistema agradou, mas detalhes como o indicador de rede ainda deixam a desejar a usuários mais exigentes. Ao contrário de versões anteriores, o Windows 7 não detalha as atividades da conexão.

Ao clicar sobre o ícone de rede na bandeja do sistema, tudo que você encontrará é o nome da rede na qual está conectado no momento. Informações importantes como atividade da conexão, pacotes enviados e recebidos, velocidade de download e velocidade de upload são omitidos e não estão acessíveis de forma prática.

Pensando nisso, um usuário do DeviantART ~laushung criou um aplicativo dígno de estar no seu computador com Windows 7. O Network Activity Indicator é uma solução simples e eficiente para usuários que querem um pouco mais de detalhes sobre a conexão de forma rápida e sem muitos cliques.

Network Activity Indicator em ação
Network Activity Indicator em ação

O aplicativo trabalha de forma idêtinca ao recurso nativo do Windows 7 e tem uma integração visual fortíssima com o sistema. Dê um único clique no ícone do NAI na área de notificação do Windows para que uma pequena janela pop-up com informações úteis e em tempo real sobre a rede salte no canto da tela.

Como já dissemos, o aplicativo funciona de forma semelhante ao recurso do Windows 7, e basta um clique fora da pop-up  para que a janela seja fechada. Mas se você não deseja que isso aconteça, ainda é possível fixar a pop-up clicando sobre o ícone de uma tarraxa no canto superior direito da janela.

O próprio ícone do NAI já traz a informação de que a rede está em atividade, piscando conforme pacotes são enviados ou recebidos — como acontecia no Windows XP e Vista. Pousando o cursor do mouse sobre o ícone do aplicativo, você encontra as velocidades de upload e download naquele instante.

Gratuito, leve e extremamente útil, o Network Activity Indicator é mais do que recomendado. Vale cada kilobyte de download!

Tags: Downloads, Internet, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!