Dicas e tutoriais

Como fazer um blog em WordPress

“Post”, “tag”, “ad-sense”, “wordpress”… São tantos os termos técnicos que envolvem o universo dos blogs que uma pessoa que quer apenas compartilhar suas ideias com amigos pode ficar bem confusa no começo. Mas não se preocupe: este guia básico de como montar um blog, preparado pela equipe do Guia do PC, vai ajudá-lo a criar seu primeiro blog nas duas maiores plataformas grátis do momento: WordPress e Blogspot. Então, mãos à obra!

Neste post, explicaremos passo-a-passo como se cadastrar, configurar e publicar seu primeiro blog no WordPress.com. Ele é bem comprido, pois foi escrito em uma linguagem simples e bem detalhada. Se surgir alguma dúvida, pode escrever nos comentários que a equipe do Guia do PC – e nossos leitores – irá ajudá-lo. :)

WordPress – Primeiros passos

Antes de começar a criar seu primeiro blog no WordPress, um aviso: há uma grande diferença entre os sites WordPress.com e WordPress.org. Apesar de ambos serem dedicados ao sistema WordPress, no WordPress.org você vai encontrar o próprio sistema para download. Com ele, você tem mais liberdade para personalizar seu blog, porém deve fazer toda a instalação e configuração em um servidor próprio. No WordPress.com, ele já está lá, instalado e configurado pra você. Basta fazer um simples cadastro e sair postando.

Cadastrando-se no WordPress.com

Após acessar o wordpress.com, se você não tiver muita facilidade com o Inglês, pode escolher o idioma Português no menu Language, logo na primeira página. Feito isso, clique em Começar Agora. Você verá um formulário onde irá preencher o endereço que quer para seu blog (aquele que seus leitores vão digitar no navegador para acessá-lo), seu nome de usuário, seu email e uma senha. O WordPress te avisa se o nome de usuário ou endereço do blog já existirem. Portanto, capriche! Com o formulário preenchido, clique em Sign Up.

O formulário de cadastro no WordPress.com - simples e intuitivo

Uma mensagem de confirmação vai chegar no email que você usou no cadastro. Clique no link que começa com http://signup… e uma nova janela/aba surgirá com seu blog prontinho para receber seu primeiro post. Simples assim.

Configuração básica

O WordPress.com pode parecer um pouco confuso no começo com tantas opções de configuração. Mas não se preocupe: com o tempo, você vai se acostumando com o sistema e em breve poderá se tornar um ótimo blogueiro.

A configuração básica do seu primeiro blog consiste em escolher o tema, ajustar algumas configurações (como horário), definir algumas categorias e fazer seu primeiro post.

Dashboard do WordPress
A tela principal da página de administração do WordPress não é um bicho de sete cabeças

Definindo o tema

Para escolher o tema do seu blog – ou seja, o visual que ele terá para seus leitores – clique em Aparência, no menu esquerdo, depois em Tema. O WordPress.com vem pré-configurado com mais de 100 temas, e você pode ir navegando até escolher um que lhe agrade. Todos são grátis. Infelizmente não é possível subir para o site um tema de fora (comprado ou baixado na internet). Mas você pode editar um dos temas do disponíveis pagando $30 (30 dólares). Porém, é preciso conhecer HTML e CSS, no mínimo.

Pequenos ajustes

Com o tema escolhido, vá ao menu Configurações e clique em Geral. Aqui você pode escolher o título do seu blog e colocar uma breve descrição sobre ele. Geralmente estas informações aparecem no topo (cabeçalho) do blog para seus leitores. Você também pode ajustar o fuso horário para o brasileiro e escolher o formato de data e hora que preferir. Salve as alterações. Feito isso, é hora de começar a trabalhar no que realmente importa em um blog: os posts.

Organizando seus textos

Um blog sem posts é como Buchecha sem Claudinho: não faz sucesso. Mas antes de estralar os dedos e começar a escrever seus textos, é preciso definir como eles serão organizados e apresentados a seus leitores. Para isso, você vai usar as famosas categorias e tags.

Nas categorias, você pode separar seus textos em grandes assuntos. Por exemplo, se seu blog for sobre tecnologia, você pode ter uma categoria dedicada a posts sobre Windows, outra sobre Linux, e por aí vai.

Para criar uma nova categoria, vá ao menu Posts, depois clique em Categoria. Embaixo de “Adicionar uma nova categoria”, você coloca o nome que a categoria terá (geralmente uma palavra-chave referente ao assunto que ela agrupa).

Adicione e exclua as categorias
Adicione e exclua categorias sem sofrimento

Ela pode ser uma subcategoria de uma categoria maior. Por exemplo: na categoria Desktop, existem as categorias Windows e Linux. Para definir isso, você escolhe a categoria “Pai” para ela, e esta tem que ter sido criada anteriormente. Porém, isso é opcional. A descrição da categoria também é opcional. Você pode criar quantas categorias quiser, mas pense em seus leitores: muitas categorias diferentes ou várias categorias sobre um mesmo assunto pode tornar seu blog confuso. Clique em Adicionar Nova Categoria para concluir.

No menu esquerdo também encontra-se o gerencionador de tags. As tags são “etiquetas” que você coloca no seu post para que ele seja encontrado mais facilmente pelos buscadores. Normalmente, o blogueiro define as tags no momento de publicar o post, escolhendo algumas palavras-chaves relevantes para aquele texto. Mas você pode adicionar ou excluir tags por esse gerenciador. As tags não possuem hierarquia e você pode colocar quantas tags quiser para cada post.

Assuntos definidos, é hora de por a mão na massa – ou melhor, no teclado!

Publicando seu primeiro post

Ainda no menu Posts, clique em Adicionar Novo. Essa será a tela que você mais vai ver durante sua carreira de blogueiro. Ela é bem auto-explicativa: no espaço para título você escreve o título do post, e no espaço pra post, você escreve o próprio o post! :D

No lado direito, no menu Publicar, você pode Visualizar o post (para conferir se não tem nada de errado), programar a data de sua publicação, salvar como rascunho (para postar depois), e, finalmente, publicar.

Mas antes de publicá-lo, logo abaixo dessa caixa você escolhe a categoria da qual esse post pertence e define suas tags. Mais embaixo, tem a opção de escolher uma Imagem Destacada, que irá aparecer na primeira página do seu blog caso o tema escolhido tenha suporte para esse recurso (igualzinho ao que acontece aqui no GdP).

Tela de inserção de post
Aqui você adiciona e edita seus posts

No editor de posts existem duas barra de ferramentas. A primeira e maior é para formatação de texto, como você já deve estar acostumado a usar no Word. A segunda, em cima dela, é para gerenciamento de mídia. Colocando a seta do mouse sobre cada ícone você recebe uma descrição do que ele faz: um sobe imagem para ser inserida no seu post, outro sobe vídeos, e aí por diante. Não tenha medo de testar os recursos, lembrando sempre de salvar como rascunho para não perder nenhuma alteração.

O poder é de vocês

Agora é só escrever seu primeiro post, escolher a categoria, definir as tags e clicar em Publicar. Pronto! Seu primeiro post do seu primeiro blog em WordPress está pronto! A partir de agora, é com você. Capriche nos textos, divulgue seu blog para os amigos e não tenha medo de consultar o Google quando alguma dúvida surgir. E quando precisar, pode recorrer a este tutorial ou ao Guia do PC Respostas que sempre terá alguém disposto a ajudá-lo em sua jornada para se tornar um blogueiro de sucesso! :D

No próximo post explicaremos como criar seu primeiro blog no Blogspot, o serviço de blogs do Google. Até lá!

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!