Dicas e tutoriais

Crie um pen drive com várias distribuições Linux com o MultiSystem

Janela inicial do MultiSystem
Aqui você escolhe o pen drive que deseja usar e outras informações

Usar várias distribuições Linux certamente é algo que muitos usuários deste sistema operacional já pensaram em fazer. Só que ter para cada distribuição um CD gravado nem sempre é tarefa fácil. É para isso que existe o MultiSystem, um software desenvolvido exclusivamente para distribuições Linux.

Este software torna possível ter no seu pen drive uma ou mais distribuições Linux para serem executados no seu computador. Cheio de recursos interessantes, como criação de CD para executar o pen drive caso o seu computador não rode programas gravados em dispositivos USB,  e execução direto no VirtualBox. No menu principal você pode escolher as imagens de disco que você quer incluir no pen drive.

No site do projeto que por sinal é originalmente em francês (bendito seja o Google Tradutor e aqueles que o usam!) dá várias instruções de instalação, mas a que recomendo pela facilidade é baixar os arquivos de instalação. Aqui estão os links para usuários de distribuições baseadas no Debian:

Escolhido o pen drive, agora é só escolher as imagens das distribuições que foram baixadas clicando no botão verde com seta apontando para baixo, como na imagem:

Escolhendo as distribuições
Tela exibindo as distribuições escolhidas

Nos botões ao lado da lista você pode mudar a posição dos itens da tela de boot. Isso pode ser um pouco chato, pois o sistema pede a senha de administrador para fazer alterações no gerenciador de inicialização, instalado no pen drive.

Após escolher quais distribuições você quer, basta instalá-las no pen drive e estará tudo pronto. É só “espetá-lo” na máquina que surgirá uma tela com todas as distribuições previamente selecionadas por você. Mais ou menos assim:

Tela de boot
Tela de boot do GRUB para escolher qual distribuição iniciar.

Vale lembrar que este programa é desenvolvido exclusivamente para Linux, usuários Windows tem outras opções fáceis de encontrar e usar. De fato, este programa traz uma série de possibilidades e recursos, mas fugiria um pouco do escopo do post. Então deixa para uma outra ocasião, onde poderei falar melhor sobre seus recursos.

Tags: Linux

Você também vai gostar

Leia também!