Dicas e tutoriais

Seis melhores serviços de hospedagem de arquivos na nuvem

Guardar arquivos na internet certamente vai ser importante pra você, senão já é. Para quem não usa a internet muito a sério, é uma forma de ter um backup caso algo nada agradável aconteça com o seu computador. Se você usa a internet a trabalho, pode servir para ver e editar os seus documentos a hora que quiser.

Mas fica a pergunta: que serviços usar para deixar os seus arquivos online? A internet tem vários, cada um para uma necessidade que você possa ter. O Guia mostra alguns dos mais populares que existem por aí.

Google Docs

Google DocsComo o nome já diz, o serviço é principalmente dedicado a quem precisa de documentos sempre à sua disposição. Mas, mesmo com o pouco espaço fornecido (1 GB, gratuitamente), ele também pode armazenar outros tipos de arquivos, e ainda traz outras funções, como a pré-visualização de imagens e até de arquivos compactados, como os .zip.

O seu sistema de compartilhamento de arquivos é bem completo, e pode funcionar integrado às contas do Google, que muito provavelmente a pessoa que precisa ver o seu arquivo tem. E sim, você que tem uma conta do Google pode usar essa conta pra entrar no Google Docs.

A sincronização de arquivos com computadores não existe nativamente, mas pode ser feita usando o Joukuu ou outras ferramentas, como essas daqui.

Dropbox

DropboxO Dropbox tem o seu ponto forte na sincronização de arquivos: ele conta com aplicativos nativos que fazem isso para Windows, Mac OS, Linux e também para a maioria dos smartphones.  Dá até pra chamar um pessoal e criar uma pasta com as suas imagens, vídeos, ou quaisquer arquvios favoritos, que estão sempre disponíveis, seja qual for a  plataforma que você estiver usando.

Os 2 GB que ele fornece no início podem parecer pouco, mas se você convencer uns amigos a também se cadastrarem por lá, pode ter até 11 GB sem pagar nada. E ele também conta com uma pasta pública pra você simplesmente jogar o que quiser compartilhar com o mundo, sem ficar configurando os arquivos um por um.

Windows Live SkyDrive

Windows Live SkyDriveO SkyDrive impressiona pela sua capacidade de armazenamento: são 25 GB. Mas isso é só pra quem simplesmente quer guardar arquivos online. Quem precisa sincronizar eles entre computadores tem à sua disposição o Live Mesh, que usa a sincronização em apenas 5 dos 25GB disponíveis no SkyDrive. Ele também pode ser interessante para quem usa o Office, já que os arquivos salvos por ele podem ser enviados automaticamente para o SkyDrive.

Você usa o SkyDrive entrando com a sua conta da Windows Live, e é com base nessas contas que funciona o compartilhamento. Mas não se preocupe, provavelmente o seu amigo também tem uma cadastro, já que é o mesmo do MSN. Ou você também pode compartilhar arquivos por email.

Ah, ele também permite a criação e edição no próprio navegador de documentos do Office. Mas só os do Office, já que documentos como os do OpenOffice não são editáveis por ele.

Box

BoxO Box (que você talvez conheça como Box.net) é uma plataforma principalmente focada no compartilhamento de arquivos, mas também é bem útil caso você só queira fazer um backup ou outro das fotos da sua festa. E se guardar uma música, ainda dá para escutar ela online por meio do serviço.

Um dos pontos onde ele mais se destaca é a colaboração online: você pode convidar quem quiser para te ajudarem a editar uns arquivos, e você fica sabendo fácil quem editou o quê, quando editou, e ainda é possível fazer comentários e discussões em tempo real sobre os arquivos.

Ele oferece 5 GB de espaço em suas contas grátis, mas quem usa alguns modelos de smartphones e tablets pode conseguir até 50 GB nele sem pagar mais nada. E, como você já deve ter adivinhado, o Box.net tem aplicativos para vários dispositivos desse tipo.

SugarSync

SugarSyncPor sorte, o SugarSync oferece uma sincronização de arquivos eficiente e faz jus ao seu nome, com aplicativos para isso disponíveis para Windows, Mac OS, iOS, Android, BlackBerry, Windows Mobile e até Symbian.

Ele oferece 5 GB gratuitamente, que deve ser um espaço suficiente para guardar documentos e algum arquivo ou outro mais pesado. Se você decidir guardar músicas, vídeos ou imagens nele, poderá vê-los online, direto do seu navegador.

O SugarSync conta com o compartilhamento de arquivos, e também permite edição simultânea, caso você permita. Você também pode disponibilizar os arquivos publicamente e deixar que todo mundo acesse.

SpiderOak

SpiderOakO SpiderOak também oferece backup online de arquivos e sincronização entre vários dispositivos, com aplicativos disponíveis para Windows, Mac OS, Linux, iOS e Android.

Mas é por outras coisas que ele se destaca. O SpiderOak traz um sistema de encriptação onde promete que nem os funcionários do serviço conseguirão ver o que tem em seus arquivos. Mas não é só isso.

No início, o SpiderOak te oferece 2 GB de capacidade. E, como o Dropbox, ele tem um sistema de afiliados, onde quanto mais amigos você convida para o serviço, mais espaço tem em sua conta. A diferença é que o SpiderOak é bem mais generoso: a cada amigo que você convida, ganha 1 GB, podendo chegar a até 50 GB na sua conta. Então, se decidir usar ele, convide seus amigos e ganhe espaço.

 

De longe, todos esses serviços até parecem semelhantes, mas cada um tem características diferentes. Vale a pena pelo menos testar por uns dez minutinhos cada um deles, e assim escolher o seu favorito. E se você não gostar de nenhum, ainda tem tantos outros por aí na internet que  pode experimentar: Wuala, Minus, Ge.tt, MegaUp… esquece esse. E ainda tem um monte além dos que comentamos aqui, é só procurar e aproveitar.

 

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!