Se você usa com bastante frequência o Gmail e e-mails associados em links na web, já percebeu que há um grande sofrimento em abrir esses tipos de links no computador. Dependendo da configuração pré-estabelecida do seu PC, clicar em um e-mail ao ler algo na web abrirá algum cliente definido como padrão no sistema (Outlook, Windows Live Mail, etc.), e isso é desagradável quando não há uso do tal cliente.
Mas com uma gambiarra básica no sistema dá pra fazer com que você, que usa Gmail e Chrome, aproveite as facilidades de clicar num link de e-mail mailto:
e começar a criar sua mensagem.
Para isso, você tem duas opções:
-
Usar um código no console javascript do navegador
- Para abrir links usando o Gmail no navegador, primeiramente abra o Chrome;
- Abra o console de javascript interno do Chrome, pressionando as teclas Ctrl+Shift+J.
- Cole o seguinte código e dê Enter:
navigator.registerProtocolHandler("mailto", "https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s", "Gmail");

O Chrome perguntará se você quer que o Gmail abra toda vez que um link mailto:
for clicado. Confirme a operação.
-
Usando uma extensão para o Chrome
Se você quer fugir dessas complicações e ainda assim alterar a abertura dos mailto:
para o Gmail (ou algum outro webmail, nesse caso), há uma extensão chamada propriamente de “Mailto:”, que faz todo esse trabalho sem complicações.

A extensão pode ser encontrada diretamente na Chrome Web Store. Baixe e instale-a no navegador. Se nenhuma janela de opções se abrir, abra manualmente no menu com a chave no canto direito (Personalizar e controlar o Google Chrome), indo em Ferramentas e depois em Extensões. Lá será possível determinar qual serviço de e-mail será usado para abrir os links. Escolha-o, ou selecione a única opção diferente que é abrir uma janela para selecionar um serviço a cada link clicado.
Via Lifehacker (2)