Dicas e tutoriais

Gerencie as permissões às suas redes sociais facilmente com o MyPermissions

Mypermissions

Segurança é um fator imprescindível na vida de qualquer pessoa. Seja na vida real — com nossos bens — seja na “vida virtual” — com nossos dados pessoais. Sempre que é oportuno destacamos aqui no Guia do PC a importância de se ter um bom software antivírus instalado e atualizado, um programa antispyware e também cultivar bons hábitos de navegação, ou seja, não clicando naqueles anúncios de “como aumentar seu pênis em 4 cm”. Porém, nos últimos anos uma grande porta de entrada para pessoas mal-intencionadas está se formando. São as redes sociais.

Acredito eu que a maioria dos leitores do GdPC possui cadastro em pelo menos uma rede de grande relevância, como Twitter, Facebook, Google+… ou em todas ao mesmo tempo! Brasileiro é viciado em redes sociais. Como tais redes contam com milhões de usuários espalhados pelo mundo todo, é comum que programas, sites e serviços menores utilizem como opção de Login/Cadastro a sua conta já existente nas gigantes redes sociais supracitadas. É muito comum que um blog, por exemplo, lhe peça para fazer login com o seu perfil do Twitter ou Facebook para poder comentar. O equivalente é o mesmo em apps e joguinhos, sites e outros serviços na internet.

Desta forma, a gente acaba dando permissão para que diversos aplicativos tenham acessos a nossos dados, como nome, endereço, fotos, amigos e inclusive postando atualizações em nosso nome, além de outras informações sensíveis. Claro, isso não é de todo ruim, já que esta prática evita que façamos inúmeros cadastros em sites diversos. É infinitamente mais cômodo clicar num botão e fazer login com nossa rede social favorita do que preencher um cadastro, por mais simples que ele seja. Porém, como somos acomodados e preguiçosos, não nos damos ao trabalho de ir nas configurações de privacidade de nossas redes sociais, e checarmos quais aplicativos têm permissão para visualizar nossos dados. Assim, revogaríamos o acesso para os quais não usamos mais e de quebra, poderíamos ainda identificar algum “penetra”.

Mypermissions
Escolha qual rede social limpar

Pois bem, hoje ensinaremos um método simples e eficaz para fazer esta “limpeza” necessária. O site MyPermissions tem uma proposta interessante: te levar diretamente para a página de gerenciamento de permissões das suas redes sociais. Ele suporta os seguintes serviços: Facebook, Twitter, Google, Yahoo, Linkdin, Dropbox, Instagram, Flickr, Foursquare, AOL, Windows Live e Clean Familio. Ao contrário do que você possa pensar, o site não é nenhum serviço propriamente dito, portanto não faz uso das APIs das redes sociais mencionadas. Ele nada mais é do que um conjunto de links para as referidas páginas de gerenciamento de permissões destas redes. Assim, baste seguir estes simples passos para fazer a limpeza nas suas redes sociais:

  1. Acesse o site MyPermissions;
  2. Clique no ícone da rede social/serviço desejado;
  3. Analise e revogue o acesso dos programas indesejados.

Pronto, seu perfil estará mais seguro e longe dos olhares indesejados. É uma atitude simples, que não levará sequer dois minutos para ser realizada, e que contribuirá com o controle e privacidade de sua vida online. Espero que esta dica tenha sido útil para você e até o nosso próximo tutorial. :)

Tags: Internet, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!