Dicas e tutoriais

Gerencie suas notificações com o Notification Control

Vivemos na era da Web 2.0. Interação ao máximo, compartilhamento de conteúdo ao extremo e redes sociais aos milhares são algumas características do atual panorama da internet mundial. As redes sociais, tendo como porta-bandeira o Twitter e o Facebook, prometeram revolucionar a comunicação e aposentar o e-mail, forma de contato datada do período jurássico. Mas o e-mail continua sendo a forma de comunicação basilar da internet.

Basta perceber que não conseguimos fazer muita coisa na internet sem um endereço de e-mail válido. Quer criar um cadastro em uma rede social ou um serviço qualquer? Informe seu endereço de e-mail e depois confirme a sua inscrição por ele. Esqueceu a sua senha? Informe seu e-mail que enviaremos uma nova para lá! Quer receber nossas newsletters e ficar sabendo das últimas novidades? É só nos dizer o seu e-mail! Assim, fica fácil percebermos que por mais que as grandes empresas de tecnologia tenham tentado, elas falharam em aposentar ou revolucionar o e-mail. Vide o Google Wave, que surgiu anunciando aos quatro cantos da internet que iria revolucionar o e-mail e hoje, bem… hoje está “descansando em paz”.

Visto que, querendo ou não, as redes sociais e qualquer outro serviço na web usam o correio eletrônico para nos alertar de notificações, interações e novidades em nossas contas, é comum recebermos avisos em nossas caixas de entrada sobre alguma DM que alguém nos mandou. Ou que temos um novo seguidor no Twitter, ou ainda 2 notificações no Facebook, por exemplo. Ok, reconheço que isso é necessário, mas dependendo de como estão configurados os seus controles de notificação, a sua caixa de entrada pode ser literalmente entupida com estes avisos das redes sociais.

No Twitter, se deixarmos como padrão, receberemos um e-mail sempre que alguém nos der Reply ou RT. Para alguém que interaje muito e/ou tem muitos seguidores, isso é um inferno! No Facebook do mesmo jeito. Porém, alguns não têm paciência ou simplesmente não sabem onde se encontra a página de configuração dos controles de notificações. Aí é onde entra a nossa dica de hoje, o Notification Control. Não sei se você está lembrado, mas ele é muito semelhante ao MyPermissions, que falei aqui no Guia do PC há algum tempo.

Notification Control
Notification Control

O Notification Control não passa de uma única página, contendo links para as páginas de configuração das notificações de 14 redes sociais, dentre elas as tão conhecidas Facebook, Twitter, Google+ e também para as menores, como Path e Pinterest. O layout do serviço é bem minimalista e mostra apenas o necessário. Os ícones das redes sociais e seu respectivo nome. Basta clicar no serviço desejado e você será levado diretamente e sem escalas para a página de configuração das notificações. Se você não estiver logado na conta, será necessário entrar com as credenciais. Após isso, basta regular as suas notificações à vontade.

É isso, simples, fácil e sem rodeios. Pode parecer uma dica boba, mas lembre-se, são nos pequenos detalhes da vida que residem as grandes diferenças. Espero que tenha gostado desta dica e até a próxima.

Tags: Internet

Você também vai gostar

Leia também!