Dicas e tutoriais

Dica: Como fazer backup dos favoritos do seu navegador

Se você usa vários navegadores no seu computador, manter um cópia de segurança dos favoritos de todos eles não é uma das tarefas mais rápidas de se fazer. Talvez você nem tenha essa mundana preocupação. Além disso, mesmo que você não use mais do que um navegador, nem sempre as formas de backup que eles oferecem incluem opções para salvar itens como as senhas e o histórico. Para resolver isso e facilitar os seus backups é que existe o Bookmarks Backup.

Apesar do site do Bookmarks Backup falar grego (literalmente), usar o aplicativo é bem mais fácil do que tentar entender o site. Ele permite que você faça o backup dos favoritos de vários navegadores ao mesmo tempo. E além disso, ele também guarda, junto com o backup, as abas abertas, o histórico e as senhas salvas no seu navegador. O aplicativo é compatível com Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Safari e Opera, logo, é difícil que o seu navegador não funcione com ele.

Deu pra ver que ele não tem muitas opções. E nem precisa ter.

Para usá-lo, baixe o arquivo do aplicativo, extraia e execute o Bookmarks Backup. E não, você não precisa instalar, é só executar e ele já está funcionado. A janela que abre é dividida em duas partes: a Backup, de cima, e a Restore, de baixo. Para fazer um backup é só marcar os navegadores que você usa, escolher uma pasta para salvar os arquivos e clicar no não muito pequeno botão Backup. Tudo na parte de cima da janela, é claro.

E funciona!

Para restaurar o backup que você fez, só precisa marcar os navegadores que usa na parte de baixo da tela, escolher a pasta onde os arquivos do backup foram salvos — geralmente essa pasta está com o nome Bookmarks Backup seguido da data — e clicar em Restore. Não é tão difícil assim. Ou é?

Mesmo com outros aplicativos capazes de fazer esse serviço, o Bookmarks Backup é um dos mais completos e com maior compatibilidade. Se você busca um jeito de fazer backups de um ou de vários navegadores, vale a pena usá-lo. Só tenha certeza de que você vai deixar eles numa pasta onde ninguém mais pode ver aqueles links que você salvou e que seriam meio perigosos de alguém ver. Isso não seria nada bom.

Gostou da dica que demos hoje? Esperamos que sim. Sinta-se à vontade para sugerir alguma também. Basta nos enviar um e-mail com a sua sugestão para o endereço contato@guiadopc.com.br ou por meio do nosso formulário de contatos. Veja outras dicas interessantes que demos aqui em outras ocasiões:

Tags: Destaques, Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!