Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Teste o Ubuntu diretamente no Windows com o Wubi

O Ubuntu é um sistema operacional bem legal. Aqui no Guia do PC falamos sobre ele em alguns posts, como no review que fizemos de sua última versão, a 11.10, e por esses posts, dá para ver como ele também é bonitinho e funciona bem. E além de tudo isso, ainda é grátis!

Então, por que não dar pelo menos uma chance e testar o Ubuntu? Talvez você responda essa pergunta com “é muito complicado instalar e desinstalar ele“, “não sei formatar o computador” ou “tenho medo de perder o Windows“. Mas graças ao Wubi, nenhuma dessas respostas é um obstáculo para você testar o Ubuntu.

O Wubi é um instalador oficial do Ubuntu baseado no Windows. Dessa forma, usar o Ubuntu deixa de ser uma tarefa complicada: a sua instalação e desinstalação é do mesmo jeito do que um aplicativo comum do Windows e, além disso, ele não exige que você tenha alguma experiência em mexer com partições ou saber formatar um computador. Se você gostou da ideia, siga os passos:

  1. Entre nessa página e clique no gigante botão laranja ‘Start download‘ para baixar o Wubi. Espere o download terminar e execute o aplicativo wubi.exe que você baixou.
  2. Na tela que aparece, você precisa apenas configurar o seu nome de usuário e a sua senha do Ubuntu. Se quiser, pode alterar a partição onde ele será instalado, o tamanho dessa instalação, o ambiente gráfico e o idioma que preferir, mas isso não é necessário. Depois, é só clicar em ‘Instalar‘.
    Não parece ser tão difícil assim de se mexer, não é?
  3. Nessa etapa, o Ubuntu será baixado e instalado. E sim, ela vai demorar. Afinal, o Ubuntu tem 700 MB que precisam ser baixados.
  4. Agora, quase tudo terminou. E tudo o que você precisa fazer é clicar em ‘Finish’, deixar o computador reiniciar e o Ubuntu terminar a sua instalação, o que deve demorar mais alguns minutinhos.

Se tudo deu certo (e eu acho que deu), a partir de agora, sempre que você iniciar o computador poderá escolher se quer usar o Windows ou o Ubuntu. Até que foi fácil, não?

Como usei o Windows 8, aqui ficou assim.

Caso você se canse do Ubuntu ou se arrependa de ter instalado ele, desinstalá-lo é mais fácil ainda: você precisa apenas ir ao Painel de Controle do Windows, entrar na opção ‘Programas e recursos‘ ou ‘Desinstalar um programa‘, procurar pelo Ubuntu e clicar duas vezes sobre ele. Daí para frente, o processo é o mesmo de desinstalação de um programa como qualquer outro no Windows.

E se você já tem um CD ou um pen drive com o Ubuntu, fica a dica: dá para usar o Wubi sem ter que esperar um tempão para ele ser baixado: é só inserir a mídia com o Ubuntu no seu computador, executar o wubi.exe presente nela, e seguir as etapas acima.

Gostou do Ubuntu? Use ele sem depender do Windows: siga a dica do João Pedro Sacheti e use o Ubuntu livre de algumas limitações que o Wubi impõe, como a falta da hibernação. Mas se você pretende continuar usando o Ubuntu a partir da instalação feita pelo Wubi, não se preocupe, as limitações que ele tem não são muito sérias, e o Ubuntu continua tão bonitinho como ele deve ser.

Tags: Destaques, Downloads, Linux, Windows

Você também vai gostar

Leia também!