Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Saiba detalhes sobre seu hardware

Uma das principais dúvidas de quem está começando no mundo Linux é como obter informações sobre o hardware. Existe Everest pra Linux? E o AIDA64? Posso instalá-los pelo Wine para conseguir informações completas sobre meu hardware?

Primeiro de tudo esqueça o Wine e fique no mundo Linux. É muito comum tentar usar Linux usando como parâmetro o Windows, mas esqueça outros sistemas. No Linux você terá outras ferramentas. E quais são os exemplos? Dois excelentes exemplos são os programas Hardinfo e lshw.

Hardinfo

Pode ser encontrado nos seus repositórios de programas. Pegando o Ubuntu como sistema, você pode procurar na Central de Programas e instalar. Você terá informações completas sobre o hardware e opções de benchmark também.

Hardinfo mostra seu hardware de maneira completa

lshw

Aqui é um das ferramentas mais completas que existem. É possível encontrar em qualquer repositório de programas e assim que instalado é preciso rodá-lo pelo Terminal. Existe uma versão com interface gráfica, mas a opção pelo Terminal é mais completa e igualmente simples. Para usar é só acessar o Terminal e digitar:

sudo lshw -html > infohardware.html

Um arquivo html será gerado dentro da pasta pessoal. Abrindo-o, poderemos visualizar pelo navegador informações de todos os componentes, até daqueles que você nem imaginava existir.

lshw gera informações de hardware que não acabam mais

Bom, essas são apenas duas opções de como visualizar informações detalhadas sobre seu hardware no Linux. Logicamente, existem outras alternativas, mas na minha opinião essas são as melhores. Espero que tenha gostado da dica.

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Hardware, Linux

Você também vai gostar

Leia também!