Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Envie arquivos para o Dropbox, Google Drive e SkyDrive pelo menu de contexto

Seja porque gostamos de poupar tempo ou porque somos preguiçosos, adoramos quando algo que levava seis ou sete cliques para ser feito pode ser realizado com apenas dois cliques. Um exemplo disso são os serviços de armazenamento na nuvem. Geralmente, para que um arquivo do seu computador fique guardado em um deles, você deve selecionar o arquivo, copiá-lo, navegar no Windows Explorer para achar a pasta que você mantém sincronizada com a nuvem, entrar nela e colar o arquivo.

Mas você pode reduzir tudo isso a apenas dois cliques. Para isso, é só colocar uma opção no menu de contexto do Windows que envie os arquivos diretamente para a pasta do Dropbox, do Google Drive ou do SkyDrive. Assim, você só vai precisar clicar com o botão direito sobre o arquivo, selecionar na opção para enviar e pronto, ele já estará na pasta e, consequentemente, sincronizado com o serviço que você usa. Ficou interessado? O Guia do PC te ensina a fazer isso.

É assim que o "Enviar para..." do seu Windows deve ficar.
  1. Se você ainda não tem o aplicativo do Dropbox, Google Drive ou SkyDrive instalado no seu Windows, instale o seu preferido. Vamos precisar de pelo menos um deles. E não se esqueça de configurar direitinho a sua conta no aplicativo.
  2. Aperte as teclas logo do Windows + R. Na janela que abriu, execute o comando %UserProfile%\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\SendTo .
  3. Na parte esquerda dessa janela, entre os Favoritos, você deve ver o nome do Dropbox, do Google Drive ou do SkyDrive. Segurando a tecla Ctrl, arraste, com o mouse, o nome do serviço de armazenamento que você usa até a pasta que está aberta.
Se você está fazendo assim, então está fazendo certo.

E pronto. A partir de agora, sempre que você quiser enviar uma pasta ou um arquivo para ser armazenado online, clique com o botão direito do mouse sobre ele, deixe a setinha sobre a opção “Enviar para…” e clique no nome do serviço que usa. Se você tem mais de um destes serviços, pode repetir o processo com todos eles. E aproveite essa dica para nunca mais reclamar na hora em que seu HD pifar e levar junto com ele as fotos daquela viagem que você adorou.

Espero que tenha gostado da nossa dica de hoje e que ela lhe seja útil, afinal muita gente hoje usa algum destes serviços de armazenamento na nuvem. Se tem alguma dica que gostaria de ver publicada aqui, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou entrar em contato por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outras dicas anteriormente publicadas aqui:

Tags: Dicas para Windows, Google, Microsoft, Windows

Você também vai gostar

Leia também!