Browse By

Dicas para Windows: Removendo um pendrive com segurança e sem enrolação

Aposto que você já fica com uma cara de desgosto só de saber que você deveria usar o botão Remover Hardware com Segurança no Windows para tirar seu pendrive ou qualquer outro disco removível. Eu sei que a vida é curta demais para remover hardware com segurança, como já dizia um poeta do samba. Porém, este é o melhor modo de assegurar que seu drive removível não seja corrompido ou até morto. Se você é daqueles que não tem paciência pra fazer “tudo isso“, o Windows pode te ajudar a pular este passo sem medo.

O procedimento de remover com segurança impede que o Windows escreva ou leia dados dentro do dispositivo, evitando o corrompimento de arquivos que porventura estejam sendo acessados. Mesmo que você, usuário, não perceba, o sistema pode estar processando algo através do cache que é feito, e uma remoção inesperada pode trazer danos que podem levar até a morte do disco. Porém, o Windows permite que você desative o cache no dispositivo e no sistema.

De início, conecte o seu disco removível ao PC e entre no Painel de Controle. Procure pelo Gerenciador de Dispositivos. Ao entrar, vá em Unidades de disco e encontre o disco lá. Clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Na guia Diretivas, em Diretiva de remoção, escolha a opção Remoção rápida, caso ela não esteja selecionada. Feito isso, basta apenas clicar em Aplicar e em OK.

Remover pendrive sem entrar naquele maldito ícone? Agora sim!

Remover pendrive sem entrar naquele maldito ícone? Agora sim!

Se você quer desempenho em vez da facilidade de remover, marque a opção Melhor desempenho. Vale lembrar que, escolhendo esta opção, você deverá sempre usar o recurso Remover Hardware com Segurança antes de desplugar o dispositivo. Mas aposto a tecla PauseBreak do meu teclado que a maioria vai preferir a Remoção Rápida. Assim, você vai poder realizar o sonho de simplesmente puxar o seu pendrive da porta USB sem peso na consciência.

Gostaram da nossa dica de hoje? Espero que sim e que ela seja muito útil para você. Caso você queira colaborar com a nossa coluna Dicas para Windows, que vai ao ar todas as terças-feiras, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou então através de nosso formulário de contato. Enquanto isso, talvez queira dar uma lida em nossas dicas anteriores e aprender um pouco mais!

  • Maurício

    Porque não apostou a tecla Enter? rsrs

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Por que a tecla Enter é tão útil quanto meu polegar! Hahahahahaah!!!

      • Maurício

        Mais o significado de uma aposta é exatamente por ser algo de valor rsrsrs

  • Lucas ^^

    Qual a desvantagem de utilizar essa remoção rápida por padrão?

    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Olha… que eu conheça… nenhuma desvantagem ou efeito colateral.

  • MalarKeY

    E aquele esquema de remover o pendrive quando aquela luz para de piscar?
    Funciona também, não?

    • Maurício

      nem sempre, a pendrives que nem luz tem, e sem falar que as vezes da uns bugs que a leitura esta sendo feita e ela não pisca ^^

  • Raimundo Júnior

    Mas esse dica funciona somente no sevem? Porque não aparece essa opção aqui no windows xp.

  • cyph3r0track

    sei lá uso mac…windows fede….melhor desempenho….esse negocio de remover rapidamente é pra quem vive apressado demais, o correto é sempre remover com segurança, ou seja, desmontar a unidade, seja windows, linux, ou mac…a diferença é que no linux e mac voce é obrigado a fazer isso, no windows como sempre tudo é festa o usuário deita e rola e é assim que um monte de gente perde arquivos.

    • Marcos

      Woow!! a nobreza se fez presente no site…rsrs
      Ok cyph3r0track, no teu mundinho de mac (redes sociais, fotos bonitinhas, visual linnndo de morrer… e um pequeno altar em casa pro santo steve jobs ), isto parece bobagem, mas realmente nós usuários do windows não temos mesmo tempo a perder, afinal fazemos parte de um universo de 90% dos usuarios de computador, contra aprox. 7% mac. Portanto relaxe…esse artigo não é pra você.
      PS: pra mim o mac não fede… ele exala um delicioso aroma de flores do campo. Rsrsrss!

  • Reginaldo B G

    Melhor é remover com segurança. Acaba se acostumando

  • ricardo

    O melhor é remover com segurança, mas o Windows dificulta muito o acesso a esse recurso. No Ubuntu, por exemplo, removo com segurança sempre em menos de 2 segundos, enquanto no Windows isso exige vários cliques e caixas de diálogo.

  • Mendes

    Acho melhor retirar com segurança são apenas dois cliques e ninguém vai morrer por isso.