Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Configurações e extensões do Gnome 3

Usado como padrão em distribuições como Fedora, o ambiente gráfico Gnome 3 trouxe ao mundo Linux grandes novidades. As maiores mudanças estão no Gnome Shell, o núcleo da interface do Gnome 3.

Gnome Shell mudou toda interface que todos já estavam acostumados. Imagine o impacto nos usuários de todo o mundo, seja iniciante ou um verdadeiro mestre Jedi em Linux, quando simplesmente retiraram o botão de maximizar (muitos, como eu, nem sentiram falta) e retiraram o conceito de minimizar. Sim, não foi só o botão que sumiu. Não existe minimizar no Gnome 3 (!). O menu clássico e simples de usar também sumiu, sendo substituído por um menu geral no qual o Unity do Ubuntu assemelha-se.

Ei! Meu Ubuntu não possui Gnome 3

Se você usa o Ubuntu, o sistema Linux mais popular em desktops, ele usa sim Gnome 3. No entanto não utiliza o Gnome Shell. No lugar do Gnome Shell a Canonical preferiu desenvolver o Unity e usá-lo como padrão. Por convenção usa-se a denominação “Gnome 3” apenas para sistemas que utilizam o núcleo gráfico Gnome Shell.

Você pode utilizar o Gnome Shell. Para instalar vá à Central de Programas do Ubuntu e clique para instalar.

Gnome Shell é de simples instalação

Gnome Tweak Tool

Gnome Tweak Tool é uma ferramenta de configuração muito prática. Com ela é possível trocar o modo de visualização das horas na barra superior, fazendo aparecer o dia da semana, e até colocar um botão de minimizar nos programas, mesmo que o conceito de minimizar tenha sido extinto.

Para instalar procure no repositório oficial de sua distribuição. No Ubuntu, por exemplo, pode ser encontrado na Central de Programas.

Extensões

Existem muitas extensões disponíveis para o Gnome 3. Um dos lugares onde é possível baixar e instalar facilmente é o site oficial do projeto: https://extensions.gnome.org

Para instalar é só clicar no botão “ON/OFF” para ligar ou desligar a extensão. Para desinstalar um apertar de botão no site faz o trabalho.

Um simples apertar no botão "ON/OFF" já baixa e instala as extensões

Outras extensões

É possível também instalar extensões que estão fora do site oficial. Uma das mais interessantes e conhecidas é a de condições do tempo do desenvolvedor Neroth.

Para instalar no Ubuntu primeiro veja se não existe na Central de Programas a extensão gnome-shell-extensions-weather, original do Gnome, já instalada. Caso não tenha, está tudo pronto para instalar um repositório PPA.

Vá à Central de Programas do Ubuntu, no menu Editar e em Canais de software. Adicione o repositório: ppa:gnome-shell-extensions.

Agora procure e instale o gnome-shell-extensions-weather.

Se quiser mais facilidade e rapidez na instalação, copie e cole no Terminal o comando:

sudo add-apt-repository ppa:gnome-shell-extensions && sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-shell-extension-weather

A ativação da extensão é feita pelo Gnome Tweak Tool.

Para outras distribuições, pode usar as instruções do site oficial: https://github.com/Neroth/gnome-shell-extension-weather

Situação e previsão do tempo no Gnome 3

E então? Qual extensão você usa e recomenda? Compartilhe sua experiência nos comentários. Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Se você não gostou nem um pingo do Unity, que é padrão no Ubuntu, pode agora passar para o Gnome 3. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, ou uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Com informações de Web Upd8.

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!