Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como abrir fotos, músicas e vídeos no Windows 8 sem usar a interface Metro

Uma rápida pesquisa no meu perfil do Twitter mostra um dado interessante sobre o Windows 8: mesmo com a Microsoft querendo que usemos cada vez mais a interface Metro, o grupo de pessoas que, mesmo no novo sistema, usam a boa e velha Área de Trabalho (ou Desktop, caso você prefira chamá-la assim), não é nada pequeno.

Para essas pessoas, um dos maiores problemas é na hora de abrir fotos, músicas e vídeos. No Windows 8, esses tipos de arquivos são abertos com aplicativos que usam a interface Metro, abrindo em tela inteira e causando um certo incômodo no usuário que prefere a Área de Trabalho.

Se você faz parte desse grupo, já pensou como seria bom se esses arquivos abrissem do mesmo jeito que o Windows 7, com o Visualizador de Fotos do Windows e o Windows Media Player? É isso que o Guia do PC te ensina a fazer hoje. E você só precisa seguir os passos abaixo:

1. Vá para a Start Screen, clicando no canto inferior esquerdo da tela ou apertando a tecla logo do Windows. Após isso, digite “painel de controle” (ou “control panel” se o seu sistema estiver em inglês) e aperte Enter.

Se você chegou a essa tela, é só apertar Enter.

2. No Painel de Controle, pesquise por “programas padrão” na caixa de texto que fica perto do botão de fechar a janela. Clique sobre “Definir os programas padrão“, que deve ser a única opção a aparecer na tela.

Digite no canto da janela, e clique na opção destacada nessa imagem.

3. Na lista de programas, na parte esquerda da janela, procure pelo Visualizador de Fotos do Windows. Clique sobre ele e, depois, na opção “Definir este programa como padrão“, que deve aparecer ao lado. Repita essa etapa com o Windows Media Player.

Pronto, agora as suas fotos, músicas e vídeos abrirão no Windows 8 do mesmo jeito que sempre abriram no Windows 7, e você não será mais obrigado a se deparar com a interface Metro de vez em quando. Se desejar reverter o processo, basta repetir essas etapas, mas selecionando os aplicativos Fotos, Vídeo e Música, nessa ordem. Vale lembrar, ainda, que você não é obrigado a usar o Visualizador de Fotos do Windows e o Windows Media Player. Pode ser o software de sua preferência. Usamos esses dois como exemplos por já virem por padrão no sistema.

E se você não usa o Windows 8, que tal ver o nosso review dele? Se gostar, pode baixá-lo para testar no seu PC. E mesmo que você não goste da interface Metro, já sabe como fugir dela pelo menos na hora de abrir fotos, músicas e vídeos.  Ah, mais um lembrete para você que quer baixar o Windows 8: ele é grátis. Esta foi a coluna Dicas para Windows desta semana. Com o lançamento oficial do Windows 8 cada vez mais próximo, é bom começarmos a nos acostumar com ele e aprender alguns macetes. Espero que você tenha curtido. Caso tenha alguma sugestão para essa coluna, não deixe de nos enviá-la através do e-mail contato@guiadopc.com.br ou por meio do nosso formulário de contato. Veja outros textos publicados nesta coluna:

Tags: Dicas para Windows, Windows, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!