Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale os mais recentes drivers de vídeo no Ubuntu

Drivers e Linux. Duas palavras que podem gerar um tsunami de comentários e lutas mais perigosas do que o antigo Pride. Apesar do sistema do pinguim estar maduro suficiente para ser o principal sistema de qualquer usuário leigo, a falta de drivers do passado ainda faz alguns pensarem que o problema persiste. É, não existem mais os problemas do passado, mas surgiram novos, princialmente quando o assunto é drivers de vídeo.

O grande problema do Linux quando o assunto é drivers de vídeo é em relação à qualidade. Se usarmos um pouco a cabeça vamos entender o motivo, que é bem simples, por sinal. Por não ser o sistema dominante não vai receber a mesma atenção do sistema dominante. Não que eles sejam ruins, mas eles devem quando vemos o desempenho dos mesmos drivers no Windows.

A questão da qualidade e a política de desenvolvimento das fabricantes foi até o motivo de uma das mais bizarras manifestações da industria da tecnologia. Em um evento mês passado, Linus Torvalds, criador do Linux, afirmou com veemência: “Nvidia é a pior empresa com a qual tivemos que trabalhar”. A afirmação foi seguida por um sonoro palavrão e um belo dedo do meio.

Trabalhar junto à Nvidia não deve ser fácil

Para Linus, empresas como a Nvidia não entregam o produto final como deveriam e criam dificuldades para que a comunidade crie soluções ou mesmo aceite “palpites”. Um exemplo é a tecnologia Optimus, que otimiza o desempenho de acordo com a função que está sendo realizada. Quando é preciso desempenho, o hardware Nvidia irá funcionar totalmente, quando não for necessário, apenas trabalhará de forma a economizar bateria do seu portátil. A Nvidia não dá suporte ao Linux, mas a comunidade criou uma solução, que nunca foi implementada pela fabricante.

No entanto, dizem as empresas, que elas estão trabalhando firme no mundo Linux. Linux seria estratégico. O sistema é referência no mercado profissional, como em produção e pós-produção cinematográfica e de animação gráfica, que precisam de grande desempenho das GPUs; é base para outros sistemas, como Android e o futuro Firefox OS; e está aumentando a participação no mercado, principalmente com o aumento das parcerias entre empresas como a Canonical e Asus, Dell, HP e Toshiba.

Quem usa Linux pode tirar sua própria conclusão quanto aos drivers de vídeo. Mas não esqueça que nem sempre sua distribuição terá o driver mais atualizado nos repositórios oficiais. É uma questão de estabilidade, dizem os desenvolvedores.

No Ubuntu, você pode instalar um repositório PPA com os drivers mais atualizados da Nvidia, AMD/ATI e Intel. Como eles é possível testar as mais recentes novidades.

Como proceder? Simples. Mas primeiro entenda que são drivers cuja estabilidade não foi testada pela Canonical. Então leia nos sites das fabricantes de sua placa de vídeo os poréns e a compatibilidade. E lembre-se: não instale em computador de produção.

Depois dos alertas, vamos aos procedimentos.

Vá à Central de Programas do Ubuntu, ao menu “Editar” e clique em “Canais de software”. Após, vá à aba “Outro software” e clique em “Adicionar…”. Adicione o repositório:

ppa:oibaf/graphics-drivers

Agora vá ao menu do canto superior direito, onde fica o botão de desligar, e aperte em “Atualizações disponíveis…”. Entrando, clique em “Verificar” e o sistema estará pronto para atualizar o driver de vídeo e suas dependências.

Um simples "Instalar atualizações" faz o serviço

Espero que tenha gostado da coluna Dicas para Linux dessa semana. E se você sempre teve dificuldade para rodar DVDs no seu Ubuntu, agora tudo ficou mais fácil, não é mesmo!? Espero que tenhamos ajudado. Caso você queira contribuir com essa coluna, mandando dicas, sugestões ou até mesmo críticas, pode enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ir até o nosso formulário de contato e escrever a sua mensagem. Enquanto isso, veja outras dicas que publicamos voltadas para os usuários do sistema operacional Linux:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!