Dicas e tutoriais

Dica: GameSave Manager te ajuda a fazer backup dos saves dos seus jogos

Era mais seguro guardar os saves aí do que no computador :(

Saves de jogos são como filhos: a gente cuida e faz de tudo para que eles cresçam fortes e tenham sucesso, além de fazer de tudo para não perdê-los. Para sorte dos pais, os saves são mais fáceis de se perder. Sem memory cards e com muitos jogos que não salvam o seu progresso na internet, uma mudança de computador ou uma falha no sistema é suficiente para que você perca tudo que existe no seu disco, incluindo os saves construídos com tanto esforço, dedicação e horas gastas de diversão.

E para que os gamers também tenham sorte, existe o GameSave Manager, um aplicativo que permite fazer backups e restaurar os saves dos seus jogos favoritos, além de permitir que você os transfira de um computador para outro. Como o próprio site indica, o GameSave Manager é perfeito para quem gosta de compartilhar o progresso dos saves com os amigos e a família, formata o computador frequentemente ou também para quem é paranoico com perda de dados.

É assim que o GameSave Manager é.

Além de fazer backups dos seus saves quando você quiser, o GameSave Manager permite que você agende os backups dos saves. Uma memória não muito boa ou falta de tempo não serão motivos para que você se esqueça de manter o desempenho dos seus jogos sempre a salvo.

Ele também tem o recurso “Sync & Link”, que sincroniza os seus saves com a sua conta do Dropbox, Google Drive, SkyDrive ou em um servidor FTP. Assim, os seus jogos ficarão sempre salvos e seguros na nuvem, como acontece com o Steam Cloud, por exemplo.

E falando em Steam, outro recurso que o GameSave Manager traz é o “Steam Spreader”. Este recurso é capaz de mover jogos da Steam para outros discos rígidos ou partições, sem comprometer o funcionamento do jogo, já que o aplicativo faz links simbólicos (ou symlinks, como prefira chamar) para tudo isso funcionar direitinho. Este recurso é ideal para quando você quiser mover um jogo para um SSD, o que fará ele funcionar bem mais rápido.

E… eu já disse que ele pode ser portátil? Com isso, ele se torna uma das ferramentas indispensáveis para se ter no seu pendrive, junto com os saves dos seus jogos favoritos. Aí, se o sistema ter um problema e você perder tudo, pelo menos você continua com todos aqueles troféus no FIFA 12 ou com sua casa no Minecraft.

E agora que você conhece o GameSave Manager, pode se despedir daquela decepção de ver o computador ter um problema e tudo o que você fez num jogo ir por água abaixo. Agora vá lá. Volte a jogar. Seus saves valiosos não vão criar-se sozinhos. Mas não se esqueça de voltar ao Guia do PC depois.

Tags: Dicas, Downloads, Software

Você também vai gostar

Leia também!