Veja mais notícias

Dica: Como “arquivar” emails no Outlook.com

06 Comentários

Uma das boas vantagens do Gmail sobre o Hotmail Outlook.com, lançado recentemente pela Microsoft, é a possibilidade de “Arquivar” e-mails para que eles não ocupem espaço na caixa de entrada desnecessariamente, mas ainda assim estarem disponíveis para leitura quando necessário. No Gmail, ao arquivar um e-mail ele é mantido no banco de dados mas não aparece em nenhuma pasta. Ele pode ser acessado clicando em Todos os e-mails, onde os e-mails arquivados, assim como o de todas as outras pastas da sua conta são exibidos.

Para o Hotmail Outlook.com, você pode criar uma pasta de arquivo e clicar em Mover para e selecionar a pasta, ou então arrastar a mensagem direto para o diretório recém-criado. Se você estiver satisfeito com esse método, pode parar por aqui mesmo. Já se você quiser continuar e criar um atalho para isso, continue lendo.

Pois bem, o Outlook.com possui um recurso chamado de Ações instantâneas, que coloca botões ao lado dos e-mails para determinadas ações, como sinalizar, excluir ou marcar como lida uma determinada mensagem. É possível personalizar quais ações serão exibidas ao lado das mensagens e criar atalhos diversos.

Ações instantâneas do Outlook.com.

Ações instantâneas do Outlook.com.

  1. Primeiramente, crie uma nova pasta “Arquivo”, clicando em Nova Pasta na lateral esquerda da interface;
  2. Feito isso, entre nas configurações do Outlook.com, clicando na engrenagem no canto superior direito da tela, ao lado do seu nome e do Messenger e clique em Mais configurações de email;
  3. A seguir, encontre a seção Personalizando o Outlook e selecione Ações instantâneas;
  4. Para criar uma nova ação para “arquivar” seus emails, vá em Adicionar ações e selecione Mover para;
  5. Selecione a pasta de arquivo criada anteriormente e escolha uma cor de ícone que mais te agradar. Se você quiser, pode marcar também a opção Também marcar como lida, para arquivar o e-mail e marcar como lido de uma vez, e também pode definir se este atalho será exibido sempre ou apenas ao passar o mouse no e-mail.
  6. Salve as alterações, clicando em Salvar.
Arquivando um e-mail no Outlook.com

Arquivando um e-mail.

Com isso, o novo ícone será exibido ao lado das mensagens e clicando nele, a mensagem irá diretamente para o arquivo e será marcada como lida caso não esteja. Embora esta dica seja, na verdade, uma “gambiarra” para simular o arquivamento de e-mails no Outlook, ela pode sim ser muito útil e quebrar um galho para você que escolheu a solução da Microsoft. Mas lembre-se: os e-mails arquivados no Outlook.com usando-se esta tática, não vão parar em nenhum servidor externo. Continuarão na sua conta e ocupando espaço. Mas acredito que isso não vá ser um grande problema.

Essa foi a nossa coluna Dicas desta semana. Se gostou do novo Outlook e pretende migrar para ele, esperamos que essa dica lhe seja útil! Caso queira enviar alguma sugestão de pauta para esta coluna, ou ainda crítica e sugestão, não hesite em mandar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou uma mensagem pelo nosso formulário de contato. Veja outras dicas publicadas nesta coluna:

sobre o autor
"18 anos, morador da grandiosa capital São Paulo, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, apesar de ter adquirido um MacBook Pro para explorar o mundo da maçã, também curte o Windows, assim como escrever sobre o sistema em si, a Microsoft em geral. Escreve também sobre uma coisa ou outra do cotidiano no seu blog pessoal."
  • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

    Boa dica, Caio!
    Apesar dessa “técnica” não arquivar realmente o e-mail em um outro servidor para que ele não ocupe espaço em sua conta, é uma ótima forma de deixar a sua Caixa de Entrada organizada.
    Valeu!

    Usando Google Chrome 21.0.1180.79 Google Chrome 21.0.1180.79 em Windows 8 Windows 8
    • Fausto

      @Felipe,
      Outlook.com tem espaço ilimitado :D

      Usando Google Chrome 21.0.1180.79 Google Chrome 21.0.1180.79 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://www.dagobertoacacio58@web.com LUIS DAGOBERTO ACACIO

    Eu,Luis Dagoberto Acácio,venho por meio desta a solicitar o pedido de anuncio de DAGOBERTO IMOVEIS,CORRETOR DE IMOVEIS CREDENCIADO COM O NUMERO DO CRECI; 76931. Tenho alguns imoveis á venda como apartamentos, e casa aqui na região de Itaquera.artur alvim vila carrão vila formosa etc o meu contatos são 99465829 vivo 96039117 porinquanto e tim,

    Usando Google Chrome 21.0.1180.79 Google Chrome 21.0.1180.79 em Windows XP Windows XP
  • http://facebook.com/opteron Opteron

    Obrigado pela dica!!!

    Usando Opera Next 12.50 Opera Next 12.50 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • Henrique

    Olá Caio! Valeu pela dica! Muito útil para quem recebe bastantes e-mails e precisa se organizar melhor no dia a dia.

    Usando Google Chrome 21.0.1180.79 Google Chrome 21.0.1180.79 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Wilson

    Caio, no meu caso não um comentário, mas uma dúvida. Configurei uma conta no Outlook do Office 2007 tudo certinho como manda o “figurino”, mas quando enviei um email de teste, apareceu uma mensagem com o erro (0x800408FC) assim:
    “O nome do servidor fornecido não foi encontrado na rede (talvez esteja temporariamente desativado). Verifique se o nome do servidor está correto.”
    Como faço para corrigir esse erro?
    Grato

    Usando Google Chrome 22.0.1229.79 Google Chrome 22.0.1229.79 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition