Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Controle o seu mouse pelo teclado

Os computadores evoluíram muito com o passar dos anos. Mas apesar de toda essa evolução, dois itens ainda continuam intocáveis nessa escala evolucionária. O teclado e o mouse. Desde que o mundo é mundo que o teclado serve para inserir texto na tela e o mouse para movimentar o cursor e clicar em botões. Devido a essas duas funções serem bem definidas, é comum que pouca gente saiba que é possível mesclá-las. Por exemplo, você pode muito bem controlar o seu mouse por meio do teclado. Sério. Mas o mouse é tão mais prático e intuitivo, pra quê eu iria querer fazer isso!?

Controlar o ponteiro do seu mouse usando o teclado pode ser útil em diversas ocasiões. Geralmente, fazemos isso quando o nosso tão estimado mouse ou touchpad do notebook quebra. Porém, isso também pode ser útil para melhorar a ergonomia enquanto você usa o computador e, assim, manter as suas mãos numa postura melhor e evitar problemas como a tão temida LER. Configurar essa função não é tão difícil quanto você deve imaginar, sendo possível de ativar até com um recurso do próprio Windows. E se você estiver insatisfeito, pode usar o MouseFighter. Mas daqui a pouco a gente fala mais sobre ele.

Para configurar essa função diretamente no Windows, vá ao menu ou tela Iniciar e digite “funcionamento do mouse”, sem as aspas. No caso do Windows 8, acesse o item “Configurações”, à direita. E aperte Enter.

Funcionamento do mouse
“Funcionamento do mouse” nos Windows 7 e 8

Logo depois, marque a caixa “Ativar as Teclas do Mouse”, e clique em OK ou Aplicar.

Ativar as teclas do mouse

Mas não é só. Ao clicar em “Configurar as Teclas do Mouse”, logo abaixo, é possível configurar algumas opções, como a velocidade do ponteiro e um atalho no teclado para ativar o recurso. Quando tudo estiver do seu jeito favorito, clique em OK ou Aplicar.

Configurar as teclas do mouse
Configurando as teclas do mouse

E pronto! Para controlar o mouse pelo teclado, aperte as teclas do seu teclado numérico enquanto o Num Lock está ligado (ou desligado, caso você tenha configurado assim). O próprio site do Windows ensina quais são as teclas correspondentes a cada função.

Apesar dessa facilidade, o recurso tem as suas limitações. Por ser controlado apenas pelo teclado numérico, ele cria uma enorme dificuldade principalmente para quem usa notebooks que não têm este teclado em separado, ou seja, a maioria dos modelos. Além disso, não é tão fácil ativar e desativar o recurso rapidamente (mesmo o atalho oferecido é difícil de se apertar), o que pode ser um empecilho se você precisar do teclado numérico ocasionalmente.

Para resolver estes problemas (e também para você que se sentir insatisfeito com o recurso nativo do Windows), existe o MouseFighter, um aplicativo que faz praticamente a mesma coisa, mas que traz uma maior personalização, permitindo que você escolha as teclas que quiser para ativar o recurso, mover o ponteiro e clicar.

MouseFighter
Oi. Muito prazer. Eu sou o MouseFighter.

Mas não é só, já que o MouseFighter oferece opções para mudar a velocidade do ponteiro e mais algumas facilidades para usar enquanto você usa o aplicativo. Em contrapartida, ele não funciona enquanto você usa aplicativos que requerem a aprovação de um administrador para funcionar. Como eles são bem específicos, sendo apenas alguns aplicativos e instalações, você deve conseguir aproveitar bem o MouseFighter mesmo com essa limitação.

Controle de conta de usuário
Viu uma janela como essa? O MouseFighter não deve pegar. :(

Enfim, o melhor a se fazer é testar as duas formas e ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Para usar do jeito do Windows, as instruções estão lá em cima. Para baixar o MouseFighter, clique aqui (ele precisa do .NET Framework 2.0, mas é recomendado usar a versão 3.5, que também funciona). Passe a usar de vez a sua opção favorita, e nunca mais fique na mão quando seu mouse quebrar!

Essa foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Espero que você tenha gostado. Apesar de não ser uma dica que é usada com muita frequência, sempre é ótimo nós termos uma saída rápida para quando acontece algum imprevisto, como seu mouse ou touchpad quebrar. Enfim, conhecimento nunca é demais, amigo! Se tem alguma crítica ou sugestão para a nossa coluna, algo que possamos melhorar, por favor, não deixe de enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou uma mensagem através de nosso formulário de contato. Veja outros textos que nós já publicamos nesta coluna:

Tags: Dicas para Windows, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!