Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Faça o backup automático de arquivos no Windows 8

Se o seu HD falhar, você não precisará mais se desesperar.

O Windows 8 está chegando, e em breve você poderá usá-lo aí no seu computador em caráter definitivo, e não apenas “beta”. Apesar das suas principais novidades serem o visual renovado e os novos aplicativos, há um novo recurso que é bem útil e que passa longe de ser apenas uma mera perfumaria estética. É o Histórico de Arquivos.

Essa função permite que o Windows faça backups periódicos dos seus documentos, ícones da área de trabalho e outros arquivos pessoais, além dos favoritos do Internet Explorer. Para garantir a sua segurança, todos os arquivos são armazenados numa unidade diferente à do seu sistema, como uma unidade de rede, um HD externo ou um outro disco rígido no seu computador. Assim, não importa se você quer recuperar todos os arquivos pessoais de um disco que queimou ou quer apenas ter de volta uma foto que excluiu ontem, o Histórico de Arquivos sempre estará disponível para ajudar você. Vamos aprender como usá-lo?

Primeiro, conecte ao seu computador um pendrive ou um HD externo vazio. E tenha certeza de que ele tem um bom espaço — principalmente se for um pendrive, afinal, você deve ter um monte de arquivos aí para fazer backup. E o Histórico de Arquivos realmente vai precisar de um bom espaço.

Agora, abra a tela Iniciar do Windows e digite “histórico de arquivos”, sem as aspas, logicamente. Após isso, clique em “Configurações”, na parte direita, e quando ver o item “Histórico de Arquivos”, clique nele. É só fazer como na imagem abaixo que não tem erro.

Histórico de Arquivos no Windows 8
Siga esses passos e você deve ver o histórico de arquivos.

Se tudo estiver certo, aquele HD ou pendrive que você conectou deve aparecer aqui. Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Ligar”, e… pronto. O seu Windows já estará guardando os seus arquivos pessoais, verificando de hora em hora todas as mudanças que aconteceram neles.

Ativando o Histórico de Arquivos no Windows 8
Clique em Ligar e seus arquivos terão um belo e seguro backup.

Você também pode alterar o modo como o Histórico de Arquivos funciona, o deixando do seu jeitinho. Para isso, volte à janela do Histórico de Arquivos, no Painel de Controle e veja as opções da esquerda: você pode selecionar a unidade em que o backup é feito, excluir certas pastas de terem a sua cópia de segurança efetuadas, alterar o período em que o Windows verifica por alterações de arquivos, entre outras opções. Basta fuçar um pouquinho para configurá-lo do jeitinho que você achar melhor.

Opções adicionais do Histórico de Arquivos
Deixe o Histórico de Arquivos do jeito que você preferir com essas opções.

E quando chegar a hora de restaurar os seus arquivos? Por um motivo ou outro, você vai precisar usar tal recurso. Por sorte, fazer isso também é muito simples. Basta apenas entrar na janela do Histórico de Arquivos, no Painel de Controle, que você já deve estar cansado de saber onde é e clicar na opção “Restaurar arquivos pessoais”.

Restaurando seus arquivos pelo Histórico de Arquivos
Você pode restaurar seus arquivos assim…

Ou você ainda pode acessar a pasta onde o arquivo antigo estava e clicar em “Histórico”, que deverá estar entre as opções no topo da janela do Explorer, com a interface Ribbon. Se você não conseguir ver estas opções, clique na setinha logo abaixo do botão de fechar a janela, conforme indica a imagem abaixo.

Restaurando arquivos específicos do Histórico de Arquivos
…ou assim.

Qualquer que seja a sua opção, ao abrir a janela para restaurar os arquivos, você precisa escolher a versão deles que quer de volta usando os botões de voltar e avançar, como se tivesse numa “máquina do tempo”. Então você deve navegar pelas pastas até encontrá-los e clicar no pouco chamativo botão verde para restaurá-los.

Restaurando arquivos pelo Histórico de Arquivos
Escolha os arquivos que você quer restaurar, e clique no botão verde.

Mas como todos nós sabemos, a famigerada Lei de Murphy pode agir sobre nós e inutilizar também o nosso querido sistema operacional. Se ele der algum problema e você não tiver acesso ao Histórico de Arquivos do Windows 8, como é possível restaurá-los? Não se preocupe, pois também é possível navegar pelas pastas da unidade onde os backups estão salvos através de qualquer sistema operacional. Afinal de contas, os arquivos estão salvos num HD ou pendrive convencionais, que são acessíveis em qualquer dispositivo praticamente. Assim, você poderá encontrar os arquivos que você tanto queria.

Histórico de Arquivos pelo Windows XP
Foi obrigado a entrar no disco com os backups pelo Windows XP? Não tem problema.

Mais uma vez, vale lembrar: esse recurso só faz as cópias de arquivos pessoais, como fotos, vídeos e documentos. Arquivos do sistema, jogos ou outros programas que você tem aí não farão parte dos backups. Para isso, você precisará espelhar o seu sistema. Mas isso é assunto para outro post. Pois bem, de posse dessas informações, espero que aproveite bem o Histórico de Arquivos e nunca mais se desespere quando o HD der defeito por não ter mais aquelas fotos da festa que ficaram ótimas.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. O Windows 8 é um sistema novo e ainda há muitos recursos interessantes, como esse, que abordaremos nesta coluna. Mas espero que tenha gostado da dica de hoje. Se quiser colaborar com a nossa coluna voltada para Windows, pode enviar uma dica, sugestão, crítica ou elogio através do nosso e-mail contato@guiadopc.com.br ou por meio de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que nós já publicamos aqui:

Tags: Dicas para Windows, Segurança, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!