Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: RAMDisk transforma sua memória RAM em uma partição de disco

Se você entende um pouco sobre computadores e suas peças, deve saber que o acesso à memória RAM acontece de maneira bem mais rápida do que o acesso ao seu disco rígido. Isso é necessário, afinal, os programas que você está executando no momento ficam armazenados nela. Se você tivesse uma memória mais lenta, o desempenho do seu computador seria sofrível. O Guia do PC publicou há um tempo um eBook que trata justamente dos conceitos básicos de hardware. Caso queira aprender um pouco, clique no link abaixo:

Houve uma época, como a do saudoso Windows XP, que 512 MB de RAM era mais que suficiente. Mas hoje em dia, computadores com 8 GB de memória não são tão incomuns assim. Se você tem uma boa quantidade de memória RAM no seu PC, pode usar parte dela para armazenar alguns de seus programas e ter um acesso muito mais rápido a eles, aumentando o desempenho quando você os executa (sim, estamos falando de uma gambiarra para criar um “SSD”!). Para fazer isso, a gente conta com a ajudinha do RAMDisk, que faz todos os procedimentos necessários para que tudo saia direitinho.

RAMDisk
Clique em Start RAMDisk e a mágica começa!

Após o programa e seus drivers serem devidamente instalados, ele deve mostrar uma tela que nem essa aí em cima. Mas não saia clicando em “Start”, pois você deve configurar umas coisinhas antes. As primeiras configurações ocorrem nesta mesma tela em que o programa inicia: você deve escolher a quantidade que será usado da memória RAM para criar o seu novo disco (tenha certeza de escolher um tamanho que não ocupe muito da sua memória, ou o desempenho geral do sistema vai piorar) e o sistema de arquivos dele (FAT16 ou FAT32). Também é possível deixar o disco sem formatação, para que você mesmo o formate e escolha outro sistema de arquivos usando o gerenciador de discos do Windows. Tudo pronto? Clique em “Start RAMDisk”.

Mas numa hora dessas, você que é esperto já deve estar perguntando: “A memória RAM não apaga todos os dados sempre que o computador é desligado? Então como ele mantém meus programas neste disco?“. Para reverter este problema, o RAMDisk salva todo o conteúdo do “disco” que está na sua memória RAM para o seu disco rígido verdadeiro. Mas para fazer isso, ele também exige a sua configuração: na tela do programa, entre na aba “Load/Save” e clique em ‘Save Disk Image Now’. Isso deve criar, no disco rígido, um arquivo com todo o conteúdo da sua partição que fica na memória RAM. As outras opções na tela permitem a você configurar quando o arquivo será carregado para a partição e quando ele será salvo no HD.

RAMDisk
É por essa tela que você não vai perder os seus dados.

Transferir alguns programas para a memória RAM realmente aumenta o desempenho deles?“. É difícil responder esta pergunta, já que tantos outros fatores podem interferir e o desempenho do disco pode ser o menor dos fatores que influencie nisso. Mas se as velocidades de leitura e escrita no disco são muito importantes para estes aplicativos funcionarem, o RAMDisk ajuda muito. Uma análise feita com o Parkdale, programa que mede estas velocidades, não me deixa mentir: enquanto um arquivo acessado no HD tem velocidades médias de leitura e escrita de 53,3 e 43,7 MB/s, respectivamente, o mesmo arquivo acessado na RAM tem velocidades de 3,9 e 2,3 GB/s. É, é uma diferença enorme!

Comparação de velocidade entre HD e RAM
Um dos testes mostra como a diferença no desempenho é gigante.

Com tudo isso, o RAMDisk é um excelente aliado para você que busca maior velocidade na hora de executar alguns aplicativos que usa frequentemente. O programa é gratuito, mas mostra uma publicidade ao ser ligado e a memória que pode ser usada como uma partição é limitada a “apenas” 4 GB. Para remover estes problemas, é possível registrá-lo por US$ 18,99. Você pode baixar o programa através do link abaixo:

Download | RAMDisk

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows. Espero que você tenha gostado da nossa dica de hoje e, se for um dos felizardos que possui muita memória instalada, que tal dá um booster no desempenho do seu PC? Caso você tenha alguma dica, sugestão ou mesmo elogio pra gente, pode mandar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou enviar uma mensagem através de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que nós já publicamos por aqui:

Tags: Destaques, Dicas para Windows, Downloads, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!