O Google é mundialmente conhecido como um buscador. E de fato, esta é a sua principal função. No entanto, o que muita gente não sabe, é que podemos usar o Google não apenas para tirar alguma dúvida e conhecer novos sites, mas de diversas outras maneiras. Por exemplo, uma das formas é para convertermos medidas. Quer saber quantos centímetros é uma polegada? Basta pesquisar por “9,7 inches in cm“! Quer saber quantos graus está fazendo no Rio de Janeiro? Basta digitar “weather rio de janeiro“! E automaticamente você tem a resposta! Enfim, o buscador mais usado do mundo tem muitas cartas escondidas na manga.
Mas hoje, na coluna Dicas desta semana, lhe ensinaremos a usar o Google como uma calculadora. Você verá como é simples e prático. Vamos lá?
Cálculos simples
Se você é tão ruim em matemática quanto eu (acho pouco provável) que não sabe nem fazer uma conta simples de cabeça, pode usar o Google para isso. Veja:
- Adição: Digite no buscador a soma que você deseja, como por exemplo “345 + 733”;
- Subtração: Mesmo esquema, é só pesquisar por “1048 – 239”;
- Multiplicação: Para fazer uma multiplicação, basta usar um asterisco (*), desse jeito: “143*91”;
- Divisão: Para dividir, use uma barra, dessa forma “944/34”.
Pronto, é simples assim! Mas você pode complicar um pouquinho mais. Lembra do ensino fundamental, onde começaram a inserir parênteses nas equações e você tinha de resolver primeiro as contas que estavam entre parênteses, colchetes e chaves? Então, o Google também entende isso. Assim, basta digitar algo como “(22*5) + 64” e conferir o resultado:

Muito simples, não? Ok, mas vamos concordar que isso é brincadeira de criança. Vamos para alguma coisa um pouco mais avançada.
Cálculos avançados
Suponhamos que você queira calcular exponenciação. Por exemplo, quanto é a raiz quadrada de 42? Basta digitar o seguinte no Google: 42^2. O acento circunflexo serve para dizer que o próximo número é expoente do anterior. E isso serve com qualquer número, até com valores constantes, ou seja, que não mudam. Por exemplo, digamos que você queira saber quanto é a velocidade da luz ao quadrado. Basta digitar: light speed^2. O mesmo serve para o “pi” (3,14). Experimente “pi^3”.
Ah! O Google também calcula porcentagens. Eu uso bastante porcentagem e às vezes sempre quebro a cabeça com algum valor um pouco mais difícil. Mas com o Google tudo fica mais fácil. Quer saber quanto é 23% de 533? É só digitar: “23% of 533”. E aproveitar o resultado.

Calculadora gráfica
Se você acha que é possível fazer cálculos apenas escrevendo as equações, se engana. Em julho a Google deu uma interface gráfica à sua calculadora. Mas não é uma calculadora qualquer. É uma científica, com 34 botões. Nela, você pode calcular não apenas as 4 operações básicas, mas também seno, cosseno, tangente, raiz quadrada, logaritmo e o diabo^4! Curiosamente, eu não consegui acessá-la na versão brasileira do buscador, mas sim em sua versão britânica. Basta clicar neste link e começar a resolver sua prova de matemática. Sim, aquela que você tirou 0,5 e acabou ficando de recuperação.

Calculando gráficos
Desde o final do ano passado que é possível também desenhar gráficos a partir de equações com a calculadora do Google. Basta inserir qualquer expressão matemática passível de ser expressa em gráfico que o Google desenha pra você. Quer ver um exemplo? Digite aí na sua barra de busca e veja o resultado: sqrt(cos(x))*cos(200 x)+sqrt(abs(x))-.07)*(4-x*

Oooowwwww que meigo, não é mesmo, gente!? xD Essa é a forma que os nerds usam pra dizer o quanto amam suas namoradas. Mas falando sério agora, você pode desenhar o bat-sinal em forma de gráfico, o símbolo do finado Google Wave e até gráficos e cálculos sérios, para trabalhos da faculdade, etc. As possibilidades são amplas!
E então, o que achou da nossa coluna Dicas desta semana? Já sabia que o Google podia também ser usado como calculadora? Se sim, sabia que ele possuía todos esses recursos? Conhece mais alguma dica legal e útil para usarmos no nosso querido Google? Se sim, deixe aí nos comentários e vamos conversar um pouquinho a respeito. :D Aproveite para ver também outras dicas que já publicamos antes nessa coluna:
- Como borrar os rostos nos seus vídeos do Youtube
- Como usar o YouTube na sua Smart TV
- Como procurar informações em anexos do Gmail
P.S.: Ah! Eu esqueci de dizer: este é o nosso post de número 3000! :D E que venham mais 3 mil posts, para que a gente possa crescer cada vez mais e ter… éerr… deixa eu calcular aqui no Google… e possamos ter 6 mil posts! :P