Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Wise Memory Optimizer monitora e otimiza o desempenho do seu computador

wise memory optimizer

Na última coluna Dicas para Windows, falamos sobre uma aplicação que otimiza a memória RAM e, com isso, melhora o desempenho geral do PC. Trata-se do RAMRush. Durante este mês, o Guia do PC mostra para você alguns aplicativos que podem ser bem úteis para quem deseja otimizar a memória RAM do seu computador e ter um pouco mais de conforto e menos dor de cabeça ao usar a sua máquina. Hoje é a vez do Wise Memory Optimizer.

O aplicativo é desenvolvido pela Wise Cleaner, que você talvez já conheça de outros aplicativos, como o Wise Registry Cleaner. Ou talvez não, sei lá. De qualquer jeito, se você conhece algum produto da Wise Cleaner e gosta dele, a confiança já pode contar alguns pontos a favor do Wise Memory Optimizer, programa que falaremos neste post.

Download Wise Memory Optimizer
Aplicativo pequeno, download rápido,

Baixar o Wise Memory Optimizer é uma tarefa rápida, já que ele pesa apenas 782 KB. Assim, até uma conexão discada não encontraria dificuldades em baixar seus arquivos. Mas torcemos seriamente para que você não tenha a infelicidade de ainda depender de uma conexão deste naipe. Logo de cara temos mais um ponto positivo para o programa: ele vem como uma pasta portátil compactada. Ou seja, você não precisa instalá-lo! Basta extrair o arquivo baixado e executar o aplicativo. Também é possível pegar essa pasta, movê-la para um pen drive e executá-la em outros computadores, sem complicação alguma.

Wise Memory Optimizer
Este é o Wise Memory Optimizer.

A interface do aplicativo não traz nada além do necessário: apenas indicadores do quanto de memória RAM está sendo usada e disponível na sua máquina e um botão verde em destaque, o Optimize Now. E é ele que nos interessa. Um clique sobre este botão limpa o que há de desnecessário na sua memória e otimiza o sistema. Simples assim.

Mas essa não é a única forma de melhorar o desempenho da sua máquina. Por padrão, o Wise Memory Optimizer também otimiza o seu sistema automaticamente quando a memória livre fica abaixo de um certo nível ou quando o computador está inativo. Estas opções são possíveis de serem alteradas ao se apertar em Settings na janela do aplicativo.

Wise Memory Optimizer - Configurações
E este é o Wise Memory Optimizer com suas configurações.

Além disso, outras coisas que podem ser modificadas nesta tela de opções definem se o aplicativo é minimizado para a barra do sistema (aqueles ícones ao lado do relógio), é executado quando o Windows é iniciado e se ele pode limpar a área de transferência do Windows para ajudar na otimização. Também é possível configurar uma “meta”, que define o quanto de memória o aplicativo tentará deixar livre para você.

Mas vamos falar do ponto que mais interessa nesses tipos de programas: a otimização é eficiente? Por aqui, os testes provaram que sim. Num computador com 4 GB de RAM e algumas horas de uso, ele liberou cerca de 500 MB de memória. Na hora do aperto, certamente isso se torna uma excelente ajuda ao desempenho da sua máquina.

Wise Memory Optimizer otimizando a memória RAM
Um clique em Optimize Now e o seu sistema ganha um pouco mais de RAM livre.

Deixar o Wise Memory Optimizer aberto para que ele otimize a sua máquina automaticamente não se torna um incômodo, já que o aplicativo não ocupa mais do que 2 MB da memória RAM. É claro que ele acaba tomando bem mais espaço da memória enquanto otimiza a máquina, mas isso é normal em qualquer aplicativo do gênero.

Com tudo isso, o Wise Memory Optimizer é uma boa opção para você que quer saber como anda a sua memória de uma maneira tão simples quanto um gráfico de pizza (é uma pizza com um belo círculo faltando no meio, mas ainda é uma pizza). A possibilidade de uma otimização automática enquanto o computador está ocioso também faz o aplicativo valer a pena.

O programa está disponível para download no site do desenvolvedor e, como já falamos, é pequeno e portátil. E se você não gosta de usá-lo em inglês, também estão disponíveis neste link os downloads para usar o Wise Memory Optimizer em outras línguas, incluindo o nosso querido português brasileiro. Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana, espero que tenha gostado. Hoje em dia computadores com 4 GB de RAM sendo vendidos à preço de banana são bem comuns, mas ainda existem aqueles que possuem apenas 2 GB, principalmente notebooks. E é aí que este programa entra!

Na semana que vem, traremos outra dica de programa que otimiza a memória RAM, liberando espaço e tornando seu computador mais rápido. Caso você não saiba, o Guia do PC tem um artigo bem interessante que trata sobre o funcionamento das memórias RAM e a sua importância para um sistema computacional. É este:

Esse artigo faz parte de uma série especial que nós publicamos há algum tempo aqui no blog, chamada Hardware para Iniciantes, que teve por objetivo, esclarecer de forma simples e claras para pessoas leigas, como funciona um computador por dentro. No final, reunimos tudo em um eBook gratuito que você pode baixar aqui:

Espero que goste e que faça bom proveito do eBook. Até semana que vem, com a próxima coluna Dicas para Windows! :)

Tags: Dicas para Windows, Download, Software

Você também vai gostar

Leia também!