Browse By

Download: Manual completo do Ubuntu em PDF

A Canonical, empresa de Mark Shuttleworth responsável pela distribuição Linux Ubuntu, liberou há algum tempo um curso básico sobre o Ubuntu 8.04, o Ubuntu Desktop Training. Apesar da versão tratada no manual, o Ubuntu não traz tantas mudanças de versão para versão, logo, você pode utilizá-la como base mesmo em edições mais atuais, como o Ubuntu 10.10.

Neste mês, uma tradução para o nosso português realizada pelos colaboradores Daywison de Oliveira Fernandes e Pablo Cravo Fernandes (ubuntu804-br.blogspot.com) foi publicada, sob a Creative Commons 3.0 NC-SA.

Este curso “básico”, como é chamado, é completamente em português, e oferece, dentre outras coisas, informações sobre o projeto Ubuntu, a instalação do sistema, conexão com a internet, utilização de aplicativos de produtividade, jogos, personalização da área de trabalho, efeitos 3D com o Compiz Fusion, repositórios de softwares, particionamento, execução de áudio e vídeo…

O manual oferece tudo isso em um arquivo PDF de 378 páginas, com o tamanho de 37 MB. É um download um pouco demorado para conexões mais lentas, mas vale muito a pena para os que estão começando no Linux com o Ubuntu ou mesmo para os mais avançados, que querem descobrir mais sobre o sistema.

E, se você ainda não tem o Ubuntu, teste-o fazendo o download no site oficial ou pedindo CDs gratuitamente pelo correio.

  • Alexandre

    Aproveitando que a Canonical ta incentivando mais ainda as pessoas a usarem o Ubuntu, vou fazer minha parte também.

    "Usem o Ubuntu, ele é diferentemente do que pensam, muito simples de se usar, e com uma facilidade eh varios aspectos, não só na hora de instalar um certo programa como na hora de executa-lo. Aconcelho a quem nunca usou a fazer como o Cézar Felicio, instale em uma maquina virtual e use-o ate nao aguentar mais e depois instale diretamente no HD."

  • vinicius

    Mas o que precisa se pedir o Cd pelo correio? maior de 18 ou blá blá blá

    paga alguma coisa pela entrega PELO correio?

    Sabe como é quem nunca fez isso fica sem saber o que fazer, mesmo com muita informação.

    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Não é necessário pagar nada, nem nada de especial. O importante é fornecer o endereço correto de entrega.

      Lembrando que, por correio, os CDs podem demorar até 2 meses para chegarem aí na sua casa.

  • Alexandre

    Você pode baixar do proprio site do ubuntu, ou então pedir pelo site do ubuntu um cd.

    Pedi aqui e demorou em torno de 3 semanas ou 4, e nao precisa ser maior de 18 nao, eu tenho 15 anos só.

    • Paulo

      Essa é a média mesmo, 3~4 semanas. Pra demorar 2 meses tem que ser muito azarado, como por exemplo pedir a mídia numa época em que os Correios estejam em greve… :P

      • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

        Antes demorava dois meses no início, na época do 5.10. Agora vem rapidamente, mas geralmente em 4 ou 5 semanas.

  • Cézar Felício

    Vou aproveitar e baixar o sistema para testar em uma Máquina Virtual.

  • vinicius

    Obrigado gente, vou pedir o meu
    uma demora amais a menos tudo bem :D

    obrigado, ainda tenho muito que aprender
    []’s

  • Vitor

    Não uma versão deste manual para ubuntu server?

    • Alexandre

      Acredito que não tenha uma manual para usuarios novos em ubuntu server nao, pelo fato de
      eles quererem atrair mais usuarios domesticos…

    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Aí eu acho melhor você dar uma olhada no Guia FOCA Linux. ;)

  • http://www.phpbbrasil.com.br/ Felipe Amorim de Souza

    Um usuário do fórum ubuntu br de nome Ygor Abreu criou uma apostila ótima também, bem explicada e leve, segue o link abaixo:
    http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/
    Nem me animei a baixar a apostila feita pela Canonical, mas hoje estou de bom humor e vou baixar ela.

    Abraços ;)

    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Gostei, deve ter dado um trabalho enorme para fazer aquilo sozinho. Essa apostila é melhor para quem quer algo "direto ao assunto". :)

  • http://andregondim.eti.br André Gondim

    Já ouviu falar em Usura Não não custa nada linkar a origem de onde você achou. O post de quem traduziu foi feito dia 13 de agosto e o site oficial que poderia constar aqui é: http://ubuntu804-br.blogspot.com/ havia feito um post a uns dias atrás sobre isso, mas não fiquei com os créditos para mim…

    Sucesso!! ;)

    • http://www.guiadopc.com.br/ Paulo Seikishi Higa

      Não custa nada mesmo. É por isso que a fonte está linkada no fim do post. Além disso, não entendi do que você reclamou… Todos os créditos possíveis estão no texto.

      “Neste mês, uma tradução para o nosso português realizada pelos colaboradores Daywison de Oliveira Fernandes e Pablo Cravo Fernandes foi publicada, sob a Creative Commons 3.0 NC-SA.”

      “Fonte: GigaBlog do UOL Tecnologia”

      Se você não leu o texto antes de comentar… Aí eu já não posso ajudar. :)

      Obrigado pelos votos de sucesso. ;)

  • Pingback: Manual completo do Ubuntu 8.04 em PDF()

  • http://andregondim.eti.br André Gondim

    Olá Paulo,

    Contudo, o mesmo tem foi armazenado em um lugar pelo próprio tradutor, só acho que era isso que também deveria constar. Isso é o que diz a maior parte das licenças livres.

    É bem legal esse manual, cheguei a trabalhar na tradução, mas me mantive apenas no Ubuntu.

    Sucesso sempre!! ;)

  • Pingback: Cadeira de praia | Sossegado» Blog Archive » Download do manual Ubuntu 8.04 em português()

  • Vinicius

    Que essa iniciativa sirva como um tapa na cara de alguns *cof* cardoso *cof* do meiobit *cof* blogueiros que acham que tradução não serve pra nada em termos de contribuição ao software livre.

    Parabéns aos colaboradores.

  • Pingback: Manual completo do Ubuntu 8.04 em PDF | Abiyaa()

  • http://geniuslife.wordpress.com/ Julio

    Meu rapaz, 101%! Ótimo trabalho.
    Poucas pessoas dominam plenamente o inglês e oferecer esse material no nosso idioma é maravilhoso. Parabêns!

  • Pingback: Ubuntu no Notebook - Sonho Binário()

  • Rodrigo Zimmermann

    Óia eu aqui!

  • Eduardo Antunes

    Paulo Seikishi Higa , fiquei meio atrapalhado naquele link para pedir os cd do ubuntu, ta tudo em ingles nao manjo nada mas gostaria muito de recebelos, minha conexao e discada, e baixar é inviavel , da proce me dar uns toques de como e onde entrar pra preecher o endereço.???

    eu mandei um e-mail nesse Email info@shipit.ubuntu.com , com meu endereço , sera que eles mandam?

  • Eduardo Antunes

    Paulo Seikishi Higa, outra coisa ha alguma maneira de configurar o ubuntu para conexão discada? Como ? Onde eu acho informaçoes sobre configuraçoes do modem , de discagem e de como fazer a conexao com servidor gratuito igual ao que eu acesso!

    Obrigado mais uma vez!

  • Pingback: Feliz ano novo! E feliz Guia do PC novo também! » Guia do PC()

  • http://snunesb.wordpress.com/ Samuel Brum

    Achei otimo a iniciativa por um manual completo do Ubuntu. Na versão experimental nao encontrei abertura para teste em rede internet. Espero que na versao comercial eu a encontre.

    Saudações,

    Samuel Brum

  • volnei

    Tudo Bem com vc ??? eu sou tecnico de uma emissora de tv, e não é em TI, mas faço a vez, baixei o sistema e já instalei, mas!!! não sou nada em linux, sempre me virei até hoje com o DOS e os xps e vista da vida,mas linux e totalmente novo, bom, aqui vai a pergunta para o mestre "sem nenhum puxasaquismo claro" só admiro quem gosta de funcar em sistemas OP e outros, nesse sistema é possivel fazer um servidor ou tem um server do unbutu gratuito, quero usar mais de uma placa de rede, pode isso??,to baixando o manual em portugues, no manual da detalhes sobre esses detalhes???,o que vc me sujere para começar minhas experiençias com o unbutu ou linux, ficaria muito agradecido se podér me dar uma luz, Abraços e OBRIGADO.

    Há, quero fazer parte de algun grupo de discusão do sistema e suas melhorias etc… tem algun com enfase na questão de rede e servidor ? valeu!!!

  • Aristoteles

    Paulo,

    Inicialmente gostaria de parabenizar você pelo excelente trabalho.

    Muito bom.

    Gostaria de saber se você tem um manual para o Ubuntu 8.10 ?

    Abraço.

    Aristoteles.

  • http://xhtml Alex

    Paulo Seikishi Higa, tenho adquiro recentemente um laptop com sistema linux, assumo que sou leigo em materia no que diz a respeito de informatica(engenharia do sofwere), assim como a grande maioria da população.Note-se que a utilidade do linux, seja qual for sua versão é pra lá de dificil manusea-la, além de seus aplicativos serem de dificil entendimento comparando com o sistema windows.Sabemos que o linux é difundido gratuitamente o que é muito almejado pela população,que em sua maioria é carente.Digo, e isso também é um desejo meu, a todos que possuem conhecimentos no desenvolvimento do soft linux, que aprimorem a versatilidade no seu manuseio.Aproveito este ensejo deixando aqui um pedido a voce que conhece tanto de informatica.Que tal desenvolver um virus que na verdade se tornaria um hospedeiro em outros virus com um tempo programado para destrui-los, porque, programado com tempo?Pois identificaria e se propagaria por outros virus até sua destruição em partes ou total deiaxando-os sem ação, na verdade o tornaria um anti-virus, com uma diferença peculiar porém grandiosa destrui-los por completo,Imagina o quanto poderia lucrar com isso $$$$$$$$.

    Abraços.

  • http://nãotenho Eduardo

    Tirei o Vista Home Premium do pc e Instalei o Ubuntu Hardy (?) para experimentar. Agora tenho que instalar de volta o Vista, mas o pc não dá o boot pelo CD do Vista de jeito nenhum. Já configurei o setup pra bootar pelo cd e nada. Já o CD do Ubuntu instala normal. O XP PRO também instala normal mas não conecta internet. O caso é que o PC é da minha irmã e ela está pra chegar das férias e o Vista dela TEM que estar lá. Já procurei no Google pela internet inteira e não achei nada. Serei eternamente gratose alguém puder me tirar desta enrrascada. O PC é um OEM da Magawere.

    • http://www.guiadopc.com.br/ Giulio Ribas

      Se o Ubuntu e o XP bootam, parece que o problema é seu CD do Vista.

    • Themístocles

      Comprei um PC-81001 da Proview (que não tem drive de CD) e estou tentando retirar o Ubuntu para instalar o XP. Já criei um disco de boot do Windows no pen drive, porém não consigo fazer boot do netbook pelo pen. Alguém pode ajudar? Obrigado!

      • Sérgio

        Você alterou o SETUP para dar o boot pelo Pendrive?
        Se não o fez, quando ligar o netbook tecle F1 e vá até a opção “Boot Order” e tecle ENTER. Escolha a opção “USB Hard Drive/Flash Drive” como a primeira (é só ir teclando ENTER até essa opção aparecer). Sair com ESC e salvar (opção S).
        Fiz isso e consigo ligar com um pendrive com o Ubuntu 9.10.
        Boa sorte

  • Geraldo Arruda

    Bom Dia!

    Alguem sabe se ja existe o manual para o Ubuntu 9.04.

    Baixei o 8.04 e vou dar uma olhada para ver se ele ajuda…

  • http://www.intellpara.com Claudio Miranda

    Muito bom este seu amual, parabens, quan do tiver tempo faça o do 9.4 ou 9.10. um abraço.

  • Eribaldo

    Instalei o Ubuntu 8.4 na minha máquina que já tinha o XP. Estava pensando em migrar para poder usar todos os programas livres como Inkscape, Gimp, Xara Extreme etc. Porém esbarrei com a falta de sensibilidade do pessoal do Linux no que concerne a conexão a internet. Todos os codecs necessários para rodar arquivos de áudios e vídeos juntamente com os aplicativos disponibilizados para downloads só poderão ser instalados se pudessem ser baixados. A maioria dos brasileiros que possuem conexão discada não tem a mínima chance. Porque não existe uma conexão discada no línux que seja semelhante ao windows?

  • Eribaldo

    Quando eu disse que só poderão ser baixados, eu quis dizer que para os que são leigos e iniciantes que estão experimentando o Linux a única maneira fácil e intuitiva de fazer isso é usando o “Adicionar e Remover” do sistema.

  • juliano

    parabéns pelo manual
    muuito obrigado!! :razz: :mrgreen: :lol:

  • Eu sou o Monstro!!!

    Parabéns pela iniciativa!!! Viva o linux!!!

  • http://www.livesoft.com Leonardo Barbosa

    Boa Apostila, recomendada :!: :!: :!:

  • Haroldo Batista

    Olá pessoal!
    Tenho um not CCE intel celeron 1GB de mem 120 HD, tentei instalar o ubuntu 10.04 mais não conseguir a tela ficou tremendo e não instalou, será que é problema no not ou eu tenho que instalar uma versão anterior do ubuntu.

    Será que alguém pode me ajudar!

  • http://www.guiadopc.com.br Araujo Pereira

    Alguns amigos me falavam usa o LINUX ou sistema bom, outros diziam fui instalar o Windows no pc do tal e remover o linux. Remover ou Instalar???. Que duvida! Instalei o LINUX UBUNTU 10.04 e o sistema me surpreendeu completamente, em poucos minutos o sistema instalado e tudo pronto (TUDO PRONTO MESMO). todos os drives e todos os perifericos acoplados ao pc pronto para uso, sem ter que colocar nenhum cd para cada periferico sem cd de placa mãe e a internet wireless conectada. Achei incrivel como o sistema é poderoso e forte. Minha conclusão sobre o LINUX é: O linux alcançara o seu objetivo logo em breve. Calma para usar o sistema vc vai conhecendo cada detalhe usando, e cada detalhe vai nos levando a conhecer cada vez mais o sistema e suas facilidades de uso. Tudo que vc procura esta dentro do sistema. Já pasei o sistema a frente a outros amigos e convido vc a conhece-lo.

  • Pingback: O que é o Ubuntu? « Asm95′s Weblog()

  • rochedo

    gostei muito do seu depoimento noentento tenciono aprender muito sobre linux pois os meus conhecimento ainda sao muito fertil-jose Rocha fala de Angola podes me ajudar a ser um very expert?

  • Uelliton

    Maneira essa apostila.
    Seja livre, Use Linux.

  • Nkama Cláudio

    Obrigado pela a pista queria um manual para melhor entender o UBUNTU.
    Abraços.
    Claúdio

  • HHanderson

    por favor alguém sabe como posso colocar o meu firefox em português? e também o meu center help do ubuntu 11.10?

  • HHanderson

    olá malta! por favor malta alguém me pode ajudar a colocar o meu help center do ubuntu em português

  • Tales Freitas

    Boa noite!

    Estou desenvolvendo um projeto de conclusão de curso, e a tarefa de meu grupo é configurar um servidor linux.

    Precisamos instalar e configurar o postgresql 9.1.2, no ubunto server 12.04, mas o professor orientador não deixou usarmos nenhuma ferramenta como do tipo “apt-get”, ele quer que façamos manualmente. Já realizamos várias pesquisas mas só achamos usando “apt-get”. Qual seria um método manual, sem o uso de ferramentas? Como faço?

  • Enoque Amos

    esta mais do que provado que futuramente este sstema sera o dos melhores, ate quem sabe um dos melhores que os sistema s da aple.
    alguem pode ensinarme como ter acesso a isntalacao dos programas de windows no ubunto. na minha faculdade temos usado muito o windows e eu admiro muito o ubunto e gostaria de poder usa-lo com aplicativos da vindows instalados

  • carlos ivan

    boa tarde, estou precisando muito da sua ajuda.
    eu estava removendo o openoffice que veio instalado no meu ubuntu 10.04 lucid para instalar o libreoffice e o mesmo foi eliminado, so que hoje qdo fui acessar os meus arquivos armazenados e todos os item que estavam na area de trabalho sumiram. O ubuntu que estava em portugues agora está todo em ingles.
    vc pode me dizer o que fazer pára resolver estes problemas.
    desde ja agradeco
    carlos ivan.

  • Daniel Baltazar Junior

    otimo este artigo em pdf.

  • Viviane Ponte

    Obrigada Paulo!!! Foi de grande ajuda! ^^

  • Pingback: Manual Ubuntu Pdf Portugues | Kuplux's()