Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Como instalar o Comodo Antivírus

Em agosto do ano passado o Guia do PC publicou uma polêmica postagem sobre a instalação de antivírus no Linux. Precisa ou não precisa? Linux é realmente um ambiente seguro? A resposta continua sendo a mesma de 2012. Linux é seguro e a possibilidade de ser contaminado é mínima.

Mas perceba, “miníma”. Não é possível ficar totalmente imune e qualquer um pode ser contaminado por uma praga cibernética no sistema do pinguim. Tanto, que existe milhares de exemplares disponíveis de vírus, vermes, rootkits. Quem não lembra da praga embutida em uma proteção de tela disponível no Gnome-Look? Talvez seja preocupação demais, pois há chance de um raio cair em cima das nossas casas mas quantas possuem para-raios? Garanto que a sua não tem e nunca foi atingida por um. É a mesma lógica, mas o Linux chega a ser mais seguro, pois o raio no sistema não é aleatório, como o lá de fora. É preciso colocar-se em situação de risco.

Mas para quem é paranoico, quem quer “morrer de velho”, pode recorrer a uma proteção, que irá deixar os vírus mais longe ainda. E diferentemente da dica do ano passado, agora o antivírus é em tempo real, não só para escaneamentos manuais de arquivos. A solução chama-se Comodo Antivírus e é totalmente grátis.

Instalação

Comodo Antivirus para Linux pode ser instalado no Ubuntu, Debian, Red Hat, Fedora, SUSE, OpenSUSE ou CentOS, em 32 ou 64-bit. Ainda a proteção para e-mail é compatível com Sendmail, qmail, Postfix e Exim.

Para instalar, acesse o site oficial e baixe o pacote instalador:

Download | Comodo Antivirus para Linux

Depois que baixá-lo, dê dois cliques e está instalado. Simples, não?

comodo-linux-interface
Comodo Antivirus para Linux, proteção em tempo real inteiramente grátis

Arrumando a casa

Eventualmente pode ser que algum módulo não seja iniciado. O Comodo irá avisar se isso acontecer. No Ubuntu, por exemplo, pode ser corrigido com o comando para Terminal:

sudo /opt/COMODO/post_setup.sh

Depois, reinicialize o módulo:

sudo /etc/init.d/cmdavd restart

Desempenho

Infelizmente a proteção em tempo real tem seu custo. O programa vai consumir processamento e memória RAM. O Comodo Antivirus para Linux ainda exigirá mais. O programa não é tímido e tira sem rodeios mais de 200 MB de RAM, além de aumentar o uso do processador.

comodo-linux
Consumo do Comodo passa dos 200 MB

Quem tem uma boa quantidade de memória RAM (4 GB para cima) pode se dar ao luxo de instalar o Comodo sem reclamação. Quem tem o mínimo recomendado pela empresa, 2 GB, talvez seja melhor ficar longe de p0rn, deep web e do Capitão Jack.

Essa foi mais uma postagem da coluna Dicas para Linux, realizada a partir do comentário de nosso leitor Ademir, na postagem passada sobre antivírus no Linux. Faça como ele, participe também, mande uma postagem, uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para admin@guiadopc.com.br. Sua participação é muito bem-vinda. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!