Dicas e tutoriais

Dica: SoShare permite compartilhar arquivos de até 1TB

O pessoal do BitTorrent relançou esta semana a sua ferramenta Share em uma nova versão beta, mais completa e rebatizada de SoShare.

soshare_000

O que ocorre se você desejar enviar algumas fotos por e-mail para um membro de sua família, mas o anexo exceder o tamanho máximo suportado pelo serviço? E se você deseja enviar um vídeo para seus colegas de trabalho? É precisamente para este tipo de utilização que o SoShare foi criado, anunciado como uma solução perfeita, gratuita (pelo menos inicialmente) e quase ilimitada.

O “quase” ilimitada se deve ao tamanho máximo de cada transferência, que não deve ser superior a 1 TB, o que excede largamente o espaço oferecido por outras soluções de armazenamento na nuvem que podem ser usadas para este tipo de situação, como o DropBox. Por enquanto, não há limitação para os arquivos que podem ser enviados nem para o número de downloads.

SoShare3

Um detalhe importante a ser analisado é que os arquivos compartilhados permanecem disponíveis apenas por 30 dias desde seu envio. Após este período os arquivos são excluídos automaticamente e não podem mais ser baixados, a menos que sejam novamente compartilhados.

O lema do SoShare é a simplicidade

O SoShare usa um plugin para o navegador web no momento de realizar o upload de arquivos (por enquanto só está disponível para os navegadores mais conhecidos no Mac e Windows), mas o destinatário não necessita usá-lo e nem precisará de uma conta no serviço. A ideia? Tornar o processo o mais simples possível.

SoShare1

Gerenciar tudo através de um plugin propicia algumas vantagens no momento de realizar o upload dos arquivos, como poder fechar a janela do navegador sem interromper o processo ou pausar o processo para recomeçar posteriormente.

Enviar um arquivo é realmente muito simples, bastando escolher o que se deseja enviar, o e-mail do destinatário e clicar em “Send” (Enviar). Em sua conta de usuário será exibido o histórico com os arquivos enviados.

SoShare2

Outra característica interessante do SoShare é permitir a criação de links públicos para serem compartilhados com várias pessoas ao mesmo tempo e informa se o destinatário realizou o download do arquivo ou não. E, se bater o arrependimento de ter enviado algo, é possível eliminar o compartilhamento com um simples clique do mouse.

O pessoal do BitTorrent não forneceu muitos detalhes sobre o funcionamento interno de seu serviço, mas parece seguir a mesma estrutura da versão alfa: o usuário envia uma cópia do arquivo para a nuvem e qualquer destinatário poderá acessá-lo sem exigir que o remetente esteja conectado (algo que é requerido, por exemplo, em redes P2P).

Sua grande vantagem é permitir arquivos de até 1TB

Será que desde o BitTorrent conseguirão convencer os usuários? Permitir o envio de arquivos com até 1 TB é interessante e pode ser muito útil, e a extrema simplicidade do serviço também contam pontos a favor, sem contar que, inicialmente, também é um serviço gratuito. Teria algo desfavorável? Poderíamos relatar a grande concorrência que existe atualmente no mercado de armazenamento na nuvem e a limitação de tempo que os arquivos permanecem no servidor. De qualquer maneira, como sempre, os usuários terão a última palavra.

Se você deseja testar o SoShare basta visitar a página do serviço clicando aqui.

Tags: bittorrent, cloud, nuvem, , soshare

Você também vai gostar

Leia também!