Dicas e tutoriais

Windows Update Notifier notifica atualizações disponíveis para o Windows 8

Notificação do Windows Update na tela de bloqueio.

Em algum momento durante o dia, o Windows Update baixa e instala atualizações importantes automaticamente, sem a necessidade da intervenção do usuário no sistema operacional. Até o Windows 7, o sistema exibia uma notificação de atualizações para o usuário, mas no Windows 8 isso mudou. Mesmo ao selecionar a opção “Verificar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixa-las”, nenhuma notificação é exibida. Se você é daquele tipo de pessoa que quer saber quais ou quantas atualizações estão disponíveis para o computador antes de serem instaladas, o Windows Update Notifier pode ajudar.

No Windows 8, você só sabe que atualizações serão/foram instaladas quando sai da sua conta de usuário e vai para a lockscreen, onde uma mensagem em vermelho é exibida, algo como esta imagem abaixo:

Notificação do Windows Update na tela de bloqueio.
Notificação do Windows Update na tela de bloqueio.

Segundo a Microsoft, o recurso foi removido do Windows 8 baseando-se no feedback dos usuários. O segredo do Windows Update Notifier está na simplicidade: um ícone na área de notificação exibe um aviso bem amigável — com o visual do Windows 8 ou 7, fica a critério do usuário — quando atualizações estão disponíveis, informando que existem novos updates para instalar. Clicar na notificação (ou clicar com o botão direito no ícone) fará com que a janela do Windows Update abra.

Notificação do Windows Update Notifier.
Notificação do Windows Update Notifier.

O Windows Update Notifier está disponível para download no Codeplex, da Microsoft, e a versão 1.2.1 não pesa nem 90 KB e não necessita de instalação. Ele também funciona no Windows 7, mas é desnecessário visto que o sistema anterior já mostra a informação nativamente.

E esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Uma dica rápida e de fácil implementação que pode lhe ajudar caso queira ter total controle sobre as atualizações que a Microsoft fornece para seu sistema operacional. E então, o que achou da nossa dica de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários! Você pode também enviar alguma sugestão de pauta para o e-mail admin@guiadopc.com.br, se a sugestão for aceita, em pouco tempo você a verá aqui no Guia do PC. Caso queira, também, pode dar uma olhada nas dicas das semanas anteriores:

Tags: Dicas para Windows, Downloads, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!