Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como personalizar a instalação do Windows

cd-instalação-windows

O Windows 7 é o sistema operacional da Microsoft mais escolhido pelos usuários, graças às atualizações e otimizações que o tornam rápido e flexível. De qualquer forma, nenhum sistema é perfeito e vez ou outra se requer uma reinstalação para que tudo volte a funcionar como novo. E para aqueles que trabalham com manutenção de computadores ou até mesmo os usuários que se aventuram em formatar o PC por conta própria, a coluna Dicas para Windows desta semana aborda uma ferramenta muito útil que customiza a instalação do sistema operacional e adicionais.

A formatação do computador, em si, não toma muito tempo. Os sistemas operacionais mais atuais não levam mais do que meia hora para serem instalados. O problema é que quando formatamos o PC é preciso reinstalar todas as atualizações e programas novamente, um de cada vez, exigindo um tempo e atenção que poderiam ser economizados. É nesse momento que entra o RT Se7en Lite, para permitir criar um disco de instalação do sistema totalmente personalizado, que requererá o mínimo de intervenção possível e te entregará a máquina pronta para uso, com todos os softwares necessários já previamente instalados e até mesmo com alguns recursos dispensáveis removidos.

Tela de abertura do RT Seven Lite
Tela de abertura do RT Seven Lite

Na relação abaixo você confere as principais opções oferecidas pelo RT Se7ven Lite:

  • Integrar atualizações: É comum que um sistema recém-formatado demore muito para ligar/desligar por estar instalando as atualizações. Com este software já não será necessário atualizar o sistema após instalado. Se as atualizações estiverem armazenadas localmente poderão ser incluídas na instalação customizada. Nesta seção também poderemos instalar todos os drivers do sistema.
  • Seleção dos componentes do sistema: Aqui você pode eliminar alguns recursos que são instalados por padrão. Por exemplo, você pode eliminar os jogos ao instalar o Windows em computadores de uma empresa.
  • Configurações do sistema: Configure de maneira refinada os serviços do Windows. Esta etapa é muito abrangente e fácil de configurar, com várias opções, desde o Painel de Controle até a segurança ou a aparência visual do sistema.
  • Instalação automática: Um dos aspectos mais atrativos e que permite fornecer todos os parâmetros que seriam requeridos ao longo da instalação do sistema, tais como a chave do produto, fuso horário, tipo de atualização, ativar ou desativar o firewall, resolução de tela, etc.
  • Criação de um DVD ou USB de auto-instalação: Quando finalizada a seleção de todas as opções e parâmetros, você poderá criar um disco ou uma unidade USB bootável que permitirá executar a instalação rápida e sem intervenção.

Criando um disco de instalação do Windows 7 customizado

1 – Faça o download do RT Seven Lite clicando aqui.

2 – Abra o RT Se7en Lite e na tela principal clique em “Procurar“. Encontre os arquivos no disco de instalação do Windows 7 ou a imagem ISO (recomendo ter o ISO, pois é mais confortável). No caso de usar o ISO será solicitado uma pasta na qual serão extraídos todos os arquivos – o processo demora um pouco.

Selecionando arquivos e pastas
Selecionando arquivos e pastas

3 – O passo seguinte é escolher qual versão do Windows você deseja criar e clicar no botão “OK” – Se não for uma versão com o SP1 integrado será aberta uma janela para que seja selecionado o arquivo (previamente baixado), clicar em “Start” e logo após concluído o processo clicar em “Proceed”.

Selecionando a versão do sistema operacional
Selecionando a versão do sistema operacional

4 – Agora, de volta à tela principal, selecione a aba “Task” e marque as opções com as quais deseja trabalhar, incluindo obviamente ISO Bootable.

Customizando o arquivo de instalação do Sistema Operacional
Customizando o arquivo de instalação do Sistema Operacional

5 – Após escolher todas as características do seu instalador personalizado, clique na aba ISO-Bootable.

 6 – Nesse ponto você pode escolher o modo (Select a mode) para a criação do instalador, desde apenas gerar uma nova imagem ISO no disco rígido local até gravar em mídia física ou gerar os arquivos em uma unidade USB.

7 – Selecione os parâmetros desejados e o botão para concluir o projeto será apresentado (Burn, Make ISO, ou USB).

Finalizando o processo de criação do arquivo de instalação
Finalizando o processo de criação do arquivo de instalação

8 – Agora é só inserir o disco óptico ou unidade USB no PC que será formatado e tomar um suco tranquilamente enquanto o processo é realizado sem intervenção – se o instalador foi gerado com as configurações devidas.

Conclusão

Com o RT Se7en Lite você pode personalizar o seu sistema operacional Windows 7 e torná-lo mais rápido, além de também permitir adicionar papéis de parede, ícones, temas, integrar atualizações, drivers, remover componentes, configurar a instalação automática, criar um arquivo ISO inicializável, etc. O melhor da ferramenta é que não requer nenhum conhecimento especial para ser utilizada, contando com uma interface bem intuitiva – apesar de não vir com o idioma Português-BR. Suporta os sistemas operacionais Windows 7, Vista e Server 2008, tanto nas versões de 32 como 64 bits.

O RT Se7en Lite fica devendo apenas um suporte para o novo Windows 8, mas como a data da última atualização da ferramenta é de 2010, então não temos certeza se uma nova versão será lançada para nos ajudar com a instalação do novo sistema da Microsoft. Eu por exemplo, já imagino instalar o Windows 8 sem os aplicativos Modern e com um menu iniciar de terceiros incluído (pelo menos até comprar um monitor tátil).

Caso você tenha alguma sugestão de pauta para a nossa coluna semanal Dicas para Windows, pode nos enviar um e-mail para o endereço admin@guiadopc.com.br. Teremos o maior prazer de ler e responder. Pode usar este canal para também fazer críticas construtivas, bem como elogios. Abaixo, veja outras dicas publicadas nas semanas anteriores:

Tags: Dicas para Windows, Windows, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!