Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como configurar o HD para o modo AHCI no Windows

Cada disco rígido de um computador moderno está conectado ao sistema através de um driver de armazenamento. Este driver pode se comunicar normalmente com o HD através de diferentes protocolos de interface. Para máxima compatibilidade muitos computadores são configurados no BIOS para usar o antigo protocolo de interface IDE para se comunicar com modernos discos rígidos SATA.

Este ajuste é aceitável para o usuário de conhecimento mediano, mas não oferece suporte para novas e interessantes tecnologias, como Native Command Queuing (NCQ) e “hot-plug”, que respectivamente permitem ao disco rígido aceitar mais de um comando por vez, e ser adicionado ou removido do computador sem a reinicialização do sistema.

A Intel inventou uma nova interface de armazenamento conhecida como AHCI (Advanced Host Controller Interface) para suportar estas novas tecnologias com os modernos discos rígidos SATA. Se você possui um disco rígido que suporta NCQ, vale a pena tentar trocar o modo IDE para AHCI em busca de uma melhora no desempenho geral do sistema.

O principal problema que impedia os usuários de realizarem a alteração da interface de armazenamento de IDE para AHCI no passado era a tela azul da morte (BSOD) que só poderia ser corrigida desfazendo a mudança no BIOS ou reinstalando o Windows. A causa do problema é o driver de armazenamento habilitado na instalação do sistema operacional. Com o modo IDE ativado o sistema instala apenas o driver correspondente, e sem o driver AHCI o Windows não consegue ler os discos rígidos e apresenta a BSOD com o código de erro 0x0000005B.

Mas agora há uma solução, e a Dica para Windows desta semana mostrará uma alteração fácil que lhe permitirá alternar entre IDE e AHCI no BIOS e o Windows irá inicializar sem problemas. A chave é permitir o funcionamento do driver AHCI no Windows antes de realizar as alterações nas configuração do BIOS. Se recomenda ainda que, antes de realizar esta operação você verifique se o BIOS oferece suporte para o modo AHCI (como na imagem abaixo), mas não confirme a alteração antes dos procedimentos mais abaixo.

Selecionando o modo AHCI no BIOS
Selecionando o modo AHCI no BIOS

O procedimento a seguir foi realizado no Windows 8, mas serve também para o seu antecessor (com pequenas diferenças que serão especificadas).

Primeiro você deve abrir o Editor de Registro e encontrar a pasta “HKEY_LOCAL_MACHINE”, selecione a pasta “SYSTEM”, clique ainda em “CurrentControlSet”, depois em “Services”, para finalmente abrirmos a pasta “storahci”.

Abrindo o Editor de Registro no Windows 8
Abrindo o Editor de Registro no Windows 8

Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o registro DWORD “ErrorControl”, altere o valor para 0 e clique em OK.

Alterando a chave de registro storahci no Windows 8
Alterando a chave de registro storahci no Windows 8

Feche o Editor de Registro e reinicie o sistema. Agora sim você pode ativar o modo AHCI no BIOS.

No Windows 7, em lugar de buscar a pasta “storahci” você encontrará a pasta “msahci” e a opção DWORD a ter o valor alterado para “0” é “Start”.

Se você está usando um adaptador RAID ou outra interface, tente o seguinte:

1 – Abra o Editor de Registro e navegue até;

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ services \ iaStorV 0u HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ services \ iaStor

2 – Repita os passos descritos mais acima.

Nem todos os usuários vão perceber uma melhoria significativa do desempenho com o modo AHCI e um disco rígido SATA com NCQ, mas pode ser muito útil no trabalho certo. Portanto, não deixe de relatar sua experiência nos comentários.

Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Uma dica que exige um pouco de trabalho para ser implantada no sistema, mas que promete melhorar o desempenho de sua máquina. Por isso, vale a pena o esforço. Caso você queira enviar alguma sugestão de pauta para a gente, basta escrever para admin@guiadopc.com.br que nós leremos e teremos o maior prazer em considerar a sua sugestão. Abaixo, as dicas das semanas anteriores:

Tags: ahci, Dicas para Windows, disco rígido, ide

Você também vai gostar

Leia também!