Hoje é quinta-feira, portanto, dia da nossa coluna semanal Dicas, que sempre traz algum macete que uma hora ou outra será útil. Na dica desta semana trataremos de um assunto que todos reconhecemos ser importante mas que, ao mesmo tempo, a maioria negligencia. É a segurança de nossos dados! Poderíamos fazer um verdadeiro manual de segurança digital com todas as informações disponíveis a respeito. São muitas as áreas a se ter atenção e proteger – sistema operacional, navegação, cookies, histórico de internet, etc. Mas hoje, iremos ensiná-lo apenas como proteger as informações que você carrega no seu pendrive.
Sim, hoje praticamente todo mundo possui um pendrive. Devido a sua praticidade, portabilidade, altas capacidades de armazenamento e real utilidade, esses dispositivos Flash se proliferaram de maneira tal que o usamos para muitas coisas, principalmente transportar dados de um PC para outro. E, às vezes, podemos sentir a necessidade de proteger esses dados dos olhos de outras pessoas. Podem ser documentos importantes do trabalho ou da faculdade, que você não quer que ninguém apague ou altere, podem ser fotos comprometedoras que você não quer que sejam vistas por ninguém, ou qualquer outra coisa que você considere importante. Portanto, hoje você vai aprender a colocar uma senha em seu pendrive usando o programa USB Safeguard.
Caso você queira aprender sobre como funciona o seu pendrive, temos um artigo sobre isso! Basta ler o texto Entenda como funciona a memória Flash, o coração dos seus eletrônicos. Pendrives, smartphones, tablets, SSDs e outros dispositivos fazem uso da memória Flash para funcionarem, portanto vale a pena saber como ela funciona.
Passo a passo
Primeiro passo: Primeiramente você deve, logicamente, baixar o programa no site da desenvolvedora, que no caso é a AlterVista. Ele possui uma versão gratuita e outra paga. A desvantagem da gratuita é que ela dá conta apenas de um pendrive com 2 GB. E hoje em dia é praticamente impossível encontrar um pendrive de tão pouca capacidade à venda. Isso basicamente nos obriga a comprar a versão “Premium”, que funciona em dispositivos de até 16 TB e custa 19 euros, que na cotação de hoje está por cerca de R$ 50,00. De toda forma, você pode baixá-lo gratuitamente e testar por 30 dias. Acesse o link abaixo e escolha qual versão você quer fazer o download. Ele funciona do Windows XP ao Windows 8.
- Download | USB Safeguard
Segundo passo: Copie o executável “usbsafeguard.exe” para a raiz do pendrive que você quer proteger. Isso significa que o arquivo *.exe não pode estar dentro de nenhuma pasta.
Terceiro passo: Clique duas vezes no executável que você acabou de passar para o pendrive e clique em “Executar” na próxima janela que aparecer. Se o Windows pedir uma segunda confirmação, dê a ele. Após isso, você deverá aceitar os termos de licença do USB Safeguard. Basta marcar as caixas “Yes, I agree with all terms of this license agreement” e “Yes, I have a back up of my data“. Fazendo isso, o botão “Continue” será liberado e você poderá dar prosseguimento ao processo.

Quarto passo: Chegou a hora de definir a senha do seu pendrive. Basta inseri-la no campo “Type password” e repeti-la em “Confirm password“. Depois é só clicar em “Lock” e pronto, seu dispositivo já estará protegido por uma senha. Ao bloquear seu pendrive, o programa perguntará se você quer salvar a senha num arquivo separado. Nós recomendamos este procedimento. A senha será salva num arquivo *.key, que é lido pelo próprio USB Safeguard.

Quinto passo: Você perceberá que o nome de seu pendrive mudou para USB Locked. A única coisa visível nele é o executável do USB Safeguard. Execute-o e insira a senha definida por você para ter acesso aos arquivos armazenados no pendrive, clicando no botão “Unlock“. Para bloquear o dispositivo rapidamente, use o atalho “Ctrl + Alt + H” e então reinsira a senha. Nesse ponto nós achamos que o software poderia ser melhor por não pedir a reinserção da senha. Ele deveria automaticamente lembrar dela e bloquear o dispositivo sem precisar de nossa intervenção.

Sexto passo: Você pode definir também uma forma de te contatarem caso você perca seu dispositivo. Para isso, basta clicar no botão de ajuda (aquele azul com o ponto de interrogação) e depois na opção “USB Flash Drive Lost?“. Daí se abrirá uma janela para você colocar um endereço de e-mail ou telefone, o que preferir. Eu só duvido é que algum usuário, ainda mais leigo, encontraria tal função caso se deparasse com um pendrive perdido. Na nossa opinião, esse recurso não deveria estar num botão de ajuda com pouco destaque.

Sétimo passo: No caso de você mesmo esquecer sua senha, nós poderemos usar aquele arquivo criado no passo quarto passo, onde salvamos a senha num arquivo separado. Para fazer uso dele, basta clicar no botão de ajuda e então na opção “Recovery Key“. O USB Safeguard perguntará se você quer mesmo usar o arquivo para desbloquear o dispositivo. Clique em “Sim“. Então basta apontar onde o arquivo *.key está salvo e pronto. O programa lhe perguntará mais uma vez se é isso que você quer mesmo, já que o drive poderá ficar danificado. É, eu também me assustei com isso. Mas confirme clicando em “Sim“. Você verá uma mensagem de “Drive restored” que é bem tranquilizadora.

Conclusão
Desta maneira bem simples você poderá manter seus arquivos super-importantes seguros de qualquer invasor ou intruso. O USB Safeguard é pequeno e simples de usar, cumprindo muito bem o que promete. O único problema é que a empresa responsável por ele praticamente nos força a adquirir a versão Premium, que convertendo custa cerca de R$ 50,00. Mas, se seus arquivos realmente forem importantes e sigilosos, esses 50 conto podem ser uma apólice de seguro muito barata. Uma solução para usufruir do programa sem pagar nada, é manter um pendrive de 2 GB apenas para guardar informações importantes e instalar nele a versão gratuita.
Esta foi a nossa coluna Dicas desta semana. Esperamos que tenha gostado e, se um dia precisar, se lembre dela para proteger o seu pendrive de olhares curiosos e não desejados. Agora nos diga: O que achou da nossa dica de hoje? Caso queira, pode sugerir alguma pauta nos enviando um e-mail para [email protected]. Teremos o maior prazer em analisar sua sugestão e quem sabe publicá-la. Veja as dicas que demos nas semanas passadas: