Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Como instalar o Google Chrome no Ubuntu 13.04 sem erros

No final de abril a Canonical lançou o Ubuntu 13.04, a melhor versão do sistema GNU/Linux mais usado no mundo. Apesar de estar muito bom, ainda possui algumas falhas e alguns problemas. Um desses problemas chatos, que não é necessariamente uma falha da distribuição, é o erro que acontece na instalação do Google Chrome no “Bassarisco Ávido”.

Ao baixar o pacote .deb, dar um duplo clique para instalar, a Central de Programas do Ubuntu dá o aviso inesperado de que “a dependência não é contentável”. Então vem a pergunta, como deixá-la “contente” para que possamos instalar o navegador de internet da Google?

Chrome no Ubuntu 13.04
Dependência impede instalação do Chrome

Entenda o problema

Quem sempre usou somente Windows não deve entender o que está acontecendo ou mesmo o que são essas tais dependências. Mas tudo muito simples. Dependências são componentes essenciais (muitas vezes do próprio sistema) que o software precisa para funcionar. É como o pneu de um carro. Se não tiver ou tiver um do tamanho errado não vai será possível colocá-lo e o carro não irá andar por não ter pneu.

No caso do Windows, o pneu é sempre pré-definido. No caso do Linux, cada sistema pode usar um tamanho próprio. Por isso as vezes aparece alguns problemas. Não que isso signifique despadronização. Esses tipos de componentes são padronizados. Mas quando uma versão nova surge, pode acontecer das desenvolvedoras de aplicativos demorarem para acompanhar alguém apresado que tenha lançado o ambiente cheio de novidades.

O que está acontecendo com o Google Chrome no Ubuntu 13.04 é isso. Um pneu está do tamanho errado. No caso, a dependência libudev0 não está presente no sistema da empresa britânica. A nova versão do Ubuntu usa o componente libudev1, mais recente. O esperado é que o Chrome use este somente na versão 28, quando, inclusive, a empresa da Califórnia irá mudar seu motor de renderização.

Como corrigir?

A solução é fácil e rápida. Se a versão padrão é uma, basta instalar a mais antiga. Baixe a versão de 32-bit ou 64-bit aqui:

Caso não saiba que arquitetura de hardware é usada no seu sistema, leia aqui como identificá-la.

Agora dê 2 cliques no pacote .deb e instale a dependência faltante. Depois, é só instalar o Google Chrome e correr para o abraço. Simples, não?

Chrome no Ubuntu 13.04
Google Chrome no Ubuntu 13.04

Apesar de fácil resolução, Google Chrome deixou margem para levar pedrada de críticos, já que não evoluiu seu navegador para funcionar no lançamento do sistema GNU/Linux mais usado do mundo. Mas alguns pouco se importam, pois usam o Mozilla Firefox, não é mesmo? :P

Mas você que não usa o navegador do Panda Vermelho e gosta do Chrome, achou maneira a dica? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail admin@guiadopc.com.br. Também leia nossas outras dicas:

Com informações de Ubuntued.

Tags: Dicas para Linux, Google, Linux

Você também vai gostar

Leia também!