Dicas e tutoriais

Como transferir arquivos do Mac OS X para o Windows

windows-mac

Se você é um usuário do Mac OS X ou convive com o sistema operacional para computadores da Apple no trabalho ou universidade, você provavelmente conhece o recurso Airdrop. Caso você não conheça, a gente explica: O AirDrop é um recurso presente desde o Mac OS X 10.7 “Lion” que permite a transferência de arquivos de maneira muito simples entre Macs suportados utilizando o Wi-Fi mesmo que ambos não estejam conectados a rede alguma: a transferência é feita através de uma conexão ad-hoc.

Airdrop

Porém, como quase todo software que vem da maçã, ele não está disponível para Windows. Felizmente, alguém desenvolveu um aplicativo que funciona de forma parecida e não só com o Mac OS X, mas também com o Windows: Trata-se do Filedrop, software gratuito que permite o envio de arquivos para dispositivos próximos, sem preconceitos com o sistema operacional.

Para começar a usar o Filedrop, basta baixar o pequeno instalador no site oficial (Windows, Mac) e instalar o programa. Ao abri-lo, você encontra uma simples janela transparente que mostra os computadores nas proximidades que estão com o programa aberto. Caso ele não encontre nenhum, um botão para procurar novamente (refresh) irá aparecer no lugar. Na tela principal também fica o botão Downloads, que mostra os arquivos já transferidos e permite mudar o local padrão para armazenamento.

Filedrop-1

Se o computador para o qual deseja enviar um arquivo apareceu na tela, então você já fez metade do procedimento. Agora, basta arrastar o arquivo em cima do computador, representado por um ícone do seu papel-de-parede atual. Uma notificação no computador destino surgirá para que você aceite (ou não) o arquivo:

Filedrop-2

Basta esperar que a transferência seja concluída e pronto: Seu arquivo já está na pasta definida como destino no botão Downloads, além de estar acessível na lista de arquivos recentes que aparece ao clicar no mesmo botão.

O Filedrop é uma excelente opção para transferência de arquivos através da rede. Seu funcionamento simplificado pode ser muito bem aproveitado por usuários leigos que sofrem para configurar o compartilhamento nativo de arquivos e acaba transferindo documentos por email ou pendrive mesmo com computadores próximos. Também é útil para transferir arquivos entre Macs e PCs sem precisar configurar um compartilhamento SMB. Por fim, também podem se aproveitar do recurso os usuários de Macs antigos que foram esquecidos pela Apple no lançamento do OSX Lion (e do Airdrop), embora seja possível habilitar o recurso em qualquer Mac apenas modificando um arquivo. Versões para Android e iOS do Filedrop também estão previstas para chegar em breve.

Tags: Destaques, Dicas para Windows

Você também vai gostar

Leia também!