Dicas e tutoriais

Dica: Descubra a configuração de seu PC usando o HWINFO

Os primeiros usuários de PC eram, em sua maioria, estusiastas de tecnologia. Naquela época quem tinha um PC costumava saber a configuração de sua “poderosa” máquina. Hoje, cada vez mais pessoas podem adquirir um microcomputador. E os sistemas operacionais modernos permitem que praticamente qualquer um possa usar um PC sem grandes dificuldades.

Atualmente, a maioria dos usuários não conhece a configuração de seu PC. Quando muito sabem o tipo de processador e a quantidade de RAM e a capacidade do HD. Tipo de porta USB? Tipo de placa de rede sem fio? Nem pensar! Pode parecer exagero, mas conhecer a configuração do seu PC é bastante importante. Ajuda na hora de saber se está na hora de fazer um upgrade, ou ainda se o vendedor entregou o produto que prometeu.

Existem vários programas no mercado que servem para identificar a configuração do PC. Alguns são pagos como o excelente Everest (que possui uma versão gratuita com opções desabilitadas). Entre os gratuitos, gosto muito do HWINFO que pode ser baixado aqui.

Tela do hwinfo
Tela do hwinfo

O programa é facílimo de usar e mostra a configuração detalhada do PC. Além disso tem uma versão “portátil” que nem precisa ser instalada no micro. O HWINFO também permite ler alguns sensores que informam temperatura do processador, HD, do chip gráfico etc., tensões (voltagens) de alguns chips e outros detalhes. O único “defeito” (se é que podemos chamar assim) é que o programa está em inglês. Vale o download, com certeza!

 

Tags: Dicas, Hardware, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!