Dicas e tutoriais

Evite que um programa indesejado seja instalado sem que você saiba

Sempre procuro recomendar programas gratuitos para meus leitores. Afinal, só temos vantagens quando usamos bons programas e que não custam nada. Infelizmente, grande parte dos programas gratuitos (também chamados de “freewares”) tenta instalar alguns programas “extras” durante a instalação do freeware propriamente dito. Pode ser uma barra de ferramentas, um programa para limpar o registro etc.

Isso acontece porque os fabricantes destes programas adicionais pagam a quem produz o freeware cada vez que seus programas são instalados. O problema é que estes programas que são instalados sem que sejam percebidos são, em sua maioria, adwares ou até malwares! Ou seja, seu computador pode apresentar comportamento estranho,  mudar o buscador padrão, telas de popup inexplicáveis etc.

Os usuários mais atentos podem desmarcar as opções de instalação destes programas indesejados durante a instalação do freeware, mas até os mais precavidos podem se esquecer e acabar instalando os programas.

Até que alguém teve a brilhante ideia de criar o programa UNCHECKY.

Tela do Unchecky (imagem softpedia.com)
Tela do Unchecky (imagem softpedia.com)

Depois de instalado, o programa UNCHECKY fica carregado na memória esperando até que você instale um novo software. Aí ele entra em ação para verificar se você não está, inadvertidamente, a ponto de instalar um módulo adicional indesejado. Se ele detecta algo estranho aparece um aviso.

Unchecky é gratuito, e livre de malwares de acordo com o Web of Trust e o VirusTotal. Roda em Windows XP e superior, tem tradução para o português e só ocupa 0,6 MB. Já instalei em minha máquina e recomendo!

Tags: Destaques, Segurança, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!