Browse By

Proteja-se da NSA: TrueCrypt

Segundo a Wikipédia, Criptografia (Do Grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.

Simplificando: você codifica arquivos de dados, programas etc. através de um programa e pode ficar sossegado porque mesmo que alguém intercepte suas informações (NSA?) não conseguirá decodificá-las. É claro que existem várias formas de criptografar um arquivo, e, se a criptografia não é “forte”, é até possivel descriptografar as informações (mas não é tarefa fácil e exige bastante poder computacional).

xps_wizardciphers

Quem pretende se aventurar um pouca na área da criptografia deve experimentar o TrueCrypt. O TrueCrypt é um software de encriptação de dados “open source” para Windows, Mac, Linux etc. Com ele é possível ocultar através da encriptação o conteúdo de partições, pendrives, discos externos etc. Muito útil para quem quer proteger informações confidenciais em seus computadores. Fácil de usar e muito eficiente. Vale a pena testar!

<
  • RICARDO

    Excelente programa! Utilizei para criptografar os arquivos de backup no meu hd externo e notebook.

  • Trak Trak Trugui

    Uso esse programa desde a versão 5.
    Sem comentários, é o melhor, o mais prático e ainda pode ser portável!!

  • Elias

    Muito bom! Mas para quebrar uma criptografia que não seja forte, basta conectar no Linux.
    Certa vez eu testei alguns programas destes que põe senha em pastas, oferecendo criptografia padrão, então tive a ideia de dar o boot com um live cd de Ubuntu e pra minha surpresa os arquivos criptografados do windows apareciam normalmente no Linux, eles apenas apareciam criptografados no Linux quando se usava uma criptografia forte, caso contrário qualquer um com um pendrive de ubuntu pode ler seus arquivos super secretos 🙂