Browse By

Criando um disco de boot (recuperação) no Windows 8

Um coisa que todo usuário prevenido deve ter é um disco de boot(recuperação) do sistema. Se bem que o termo “disco de boot” já está antiquado, pois hoje podemos criar também um “pendrive de boot” ao invés dos tradicionais CDs ou DVDs. O disco de boot é importante quando existem erros graves no Windows que impedem o boot, mesmo em modo de segurança. A dica de hoje mostra como criar um disco de boot para o Windows 8 usando a nova ferramenta que existe no sistema.

No Windows 8, faça o seguinte:

  1. Digite o atalho de teclado: Winkey(tecla entre o Ctrl e o Alt) + W
  2. A pesquisa em Configurações vai abrir
  3. Digite “recuperação” (sem aspas)
  4. Clique em “Criar uma unidade de recuperação”
  5. Você vai ser transferido para a área de trabalho. Clique em “Sim” no janela do UAC
  6. Clique em “Avançar” na caixa de diálogo que se abre (Dependendo do seu sistema , pode haver uma opção para incluir partição de recuperação do PC)
  7. A lista de unidades disponíveis será mostrada. Insira uma Pendrive USB vazio com capacidade de pelo menos 256 MB. (se você quiser copiar a partição de recuperação do PC  vai precisar de muito mais do que 256 MB). Se não quiser usar um Pendrive e você tem uma unidade óptica, a opção de usar um CD ou DVD em branco será exibida também.
  8. Clique em ” Avançar”
  9. Você será avisado que tudo na unidade escolhida será apagado.
  10. Clique em “Criar”

boot1

Pronto! Assim que terminar, guarde o disco de boot em lugar seguro para usar em caso de emergência. Um abraço e até a próxima!

<
  • Boa dica…

  • Elias

    Legal, É uma ótima dica… mas apenas para os precavidos, a maioria só se importa com esse tipo de coisa depois que o Win já deu pau. Para os precavidos é sempre bom termos um disco de boot para nós mesmos, mas que também serve para o conserto do boot de outro windows como o de um amigo ou conhecido, desde que o outro windows tenha a mesma arquitetura que o do nosso windows (32 ou 64 bits).

    • Abel Alves

      Com certeza Elias. Mas é por isso que publiquei a dica. Muita gente nem sabe que existe isso no Windows. Então lendo a dica pode fazer o “disco” e ficar mais protegido de desastres.