Dicas e tutoriais

Como criptografar seus arquivos com o Truecrypt

A informação significa poder. Não é a atoa que governos do mundo inteiro gastam milhões e até mesmo bilhões de dólares em inteligência. Uma das diversas funções dessas agências é obter informações privilegiadas, que lhes concedam alguma vantagem sobre o outro. No entanto, o objetivo não é apenas obter informações de outros, mas também proteger as suas informações.

thumb_true_crypt

Na nossa vida diária acontece algo parecido. Colocamos senha nos celulares, emails e etc. O nosso computador pessoal, com certeza, contém informações particulares. Muitas dessas informações, talvez, você não queira que outros vejam. No tutorial de hoje, iremos mostrar como proteger uma partição com senha, usando o Truecrypt, um software que nem mesmo o FBI pode derrotar. Vamos começar!

Passo 1. Faça o download do Truecrypt nesse link. No momento do download escolha a opção 64bits, mesmo que esteja usando um sistema 32 bits. Isso ajuda na capacidade de efetuar cálculos usando números maiores.

Passo 2. Instale o software marcando a opção “Install”. Essa opção permite encriptar partições ou HD’s inteiros. A outra opção, “Extract”, é bastante útil caso você deseje usar ele em um pendrive por exemplo. O restante da instalação é bem simples. Basta prosseguir.

trueCrypt1

 

Passo 3. Depois de instalado, abra o programa e na tela que aparecer clique em “Create Volume”. Na próxima janela escolha a primeira opção.

trueCrypt2

 

A primeira opção é ideal para leigos, ela permite a criação de um “volume” estocado em um arquivo, que lhe permitirá ter uma área segura onde deixar seus arquivos. Ela será enxergada pelo sistema como se fosse um HD, pendrive ou HD externo USB. Ideal para deixar nas nuvens, guardar em DVD, levar em um pendrive, ou armazenar como preferir.

Passo 4. Na próxima tela escolha a opção “Normal Mode”. Depois, no próximo passo, escolha um local qualquer para salvar seus arquivos clicando em “Select File”. Será nesse local que seus arquivos ficaram protegidos. Considere que você deve planejar o tamanho que precisará para guardar seu arquivo.

trueCrypt3

 

Passo 5. Clique em “Next” até aparecer essa janela.

trueCrypt4

 

Uma observação: O truecrypt trabalha criando um volume oculto dentro de outro volume, permitindo que você possa “entregar a senha” dando ao seu inimigo alguma senha que vai servir para abrir um container falso que terá arquivos previamente planejados. No passo 6 iremos começar a configurar o Outer Volume, ou seja, o volume falso.

 

Passo 6. Na janela acima você irá escolher o algorítimo de criptografia. Deixe marcado o “AES”. Na parte “Hash Algorithm” escolha “whirlpoll”.

Passo 7. Nessa parte você escolhe o tamanho do seu arquivo. Você pode escolher qualquer tamanho. Por exemplo, se quiser disfarçar seu arquivo como se ele fosse um dvd .ISO. Poderá colocar o mesmo tamanho desse arquivo e assim confundir quem está bisbilhotando seu computador, como hacker por exemplo.

Apenas para constar, o truecrypt ignora completamente a necessidade da extensão do arquivo ser “.tc” então você pode disfarça-lo como qualquer coisa, tipo .dll ou .qualquercoisa. Quanto menos obvio for o nome, mais difícil de encontrar e mais difícil ainda de saber do que se trata.

Passo 8. Na próxima janela coloque a sua senha de acesso. Pode ser uma mais ou menos assim:

trueCrypt5

 

Passo 8. Na próxima tela você terá a opção “large files” que nada mais é do que saber se você colocará arquivos maiores que 4 GB lá dentro, se for o caso, ele escolherá um sistema NTFS, caso não, escolherá FAT.

Passo 9. Nessa janela, basta clicar em “Format”. Lembrando que quanto mais forte foi a criptografia, mais lento será, mas arquivos pequenos terminam antes.

trueCrypt6

 

Passo 10. Você agora irá começar a configurar o “Hidden Volume”, ou seja, o volume onde seus arquivos que realmente você quer esconder. Os procedimentos são os mesmos.

trueCrypt7

 

Você poderá gravar o arquivo em um disco somente leitura (CD/DVD/Blu-ray) assim, você não precisa se preocupar com novas gravações. Uma vez encriptado, o arquivo pode circular livremente pela web. Somente os escolhidos que receberem o conhecimento da senha poderão abrir o arquivo.

Parabéns, você acaba de criar um volume altamente encriptado com proteção de nível altíssimo, digna de necessidades militares, máfia, segredo de estado, e afins. Esperamos que ele possa lhe ser útil, pois a informação é o bem mais valioso que um se humano pode ter.

Gostaram da dica? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar sobre qualquer desses assuntos! Até a próxima!

Tags: Destaques

Você também vai gostar

Leia também!